PORTO SEGURO

    Ações > Seguradoras > PORTO SEGURO > Relatório > Porto (PSSA3) | Sinistralidade normalizando no 3T22

    Publicado em 27 de Outubro às 23:33:03

    Porto (PSSA3) | Sinistralidade normalizando no 3T22

    A Susep (Superintendência de Seguros Privados) divulgou os resultados das seguradoras referente ao mês de setembro. Com isso, conseguimos ter uma melhor visão do segmento de seguros de veículos no 3T22. Nesse relatório, analisamos o resultado da maior unidade de negócios da Porto, seguro automóveis, assim como de suas principais concorrentes.

    No geral, o ambiente competitivo mais amigável permitiu um robusto aumento de preços de seguro, e consequentemente os prêmios crescem com uma boa velocidade de 40% a/a, principalmente para recompor as sofridas margens das seguradoras. A rentabilidade das seguradoras caiu muito e precisava ser recomposta após o aumento substancial das despesas com sinistros devido:

    • Aumento de frequência de acidentes e colisões com a volta da circulação de veículos no pós-pandemia
    • Aumento substancial de preços de autos e autopeças  

    Porto: sinistralidade vai ficar confusa

    Em relação a Porto, a empresa vem ganhando market share recentemente e com melhoras graduais de sinistralidade. Mas é importante destacar que a empresa fez mudanças contábeis entre as unidades de seguro e serviços à partir de junho de 2022, piorando a sinistralidade de auto em aproximadamente 4pp, mas que em tese, sem grandes impacto no lucro consolidado da empresa no curto prazo pelo menos. Então, os números de sinistralidade não serão muito comparáveis à partir de junho.

    Crescimento Mercado: repasse de preços continua forte

    Prêmio setembro

    O mercado em geral apresentou uma queda de 7,6% m/m nos prêmios emitidos. Já em comparação a set/21, tivemos um forte crescimento, com avanço de 42,0% a/a.

    Prêmio 3T22

    No 3T22, vimos um forte crescimento, com resultados puxados por agosto (45,4% a/a), que no final resultaram em um crescimento de 16,2% t/t e de 40,8% a/a.

    Prêmio 9M22

    A mesma dinâmica é vista nos 9M22, com um avanço expressivo na linha de prêmios emitidos, 36,2%, mostrando o melhor desempenho do setor com a saída da pandemia, além da reprecificação dos produtos do setor, que tiveram um aumento de preço considerável acompanhando a tabela FIPE.

    Sinistralidade Mercado: melhorando gradualmente

    Sinistro setembro

    Na linha de despesa com sinistros, tivemos uma melhora na margem, o índice de sinistralidade do mês foi de 68,7%, queda de 2,2 pp m/m, mas uma alta de 2,3 pp a/a.

    Sinistro 3T22

    O índice de sinistralidade do mercado de 69,5%, melhorou substancialmente t/t em 6,1 pp. Já em relação ao 3T21, a sinistralidade piorou 3,9 pp por conta da pandemia no ano passado, onde houve menor circulação de veículos e consequentemente menos acidentes de veículos segurados.

    Sinistro 9M22

    O índice de sinistralidade do mercado de 73,6% aumentou substancialmente em 13,5 pp explicados pelos maiores custos das autopeças e maior número de acidentes com a volta de um maior fluxo de carros nas ruas pós pandemia.

    Porto Seguro: Crescendo em linha com o mercado

    A Porto Seguro cresceu marginalmente menos que o mercado, mas vem recuperando terreno mais recentemente. O market share de prêmios emitidos da Porto caiu de 28,6% nos 9M21 para 27,5% nos 9M22. No mês de setembro, a Porto conseguiu aumentar seu market share em 0,3 pp para 28,7%. No 3T22, a Porto também aumentou um pouco seu market share de prêmios de 0,3 pp para 27,9%.

    Crescimento Porto: robusto repasse de preços continua

    Prêmio setembro

    Em setembro, os prêmios da Porto caíram 6,5% m/m, mas na visão anual, continuam crescendo vigorosamente (+41,5% a/a) com aumento de preço em um ambiente competitivo mais amigável.

    Prêmio 3T22

    No 3T22, a Porto reportou um bom crescimento de prêmios tanto na comparação trimestral como anual. Os prêmios alcançaram R$ 3,95b, alta de 17,4% t/t e 39,6% a/a.

    Prêmio 9M22

    A dinâmica vista no 9M22 é a mesma, com a forte expansão de prêmios emitidos, em 31,1%, chegando em R$ 10,17b.

    Sinistralidade Porto: melhorando gradualmente

    A mudança contábil entre as unidades de seguro e serviços da Porto, acima mencionado, deve aumentar a sinistralidade de autos em aproximadamente 4pp. Essa mudança se deve pela cisão dos serviços de assistência da operação de seguros para a “Porto Assistência”, que foi criada após a fusão com a CDF. A empresa acredita que a nova unidade deva gerar oportunidades para o grupo, como: otimização da gestão; ampliação da oferta de serviços para novos públicos; desenvolvimento de novos serviços; e ganhos de escala, com aumento da eficiência operacional. Mas veremos uma piora na sinistralidade das unidades de seguro auto e residencial nos dados da Susep e nos dados contábeis da empresa. Portanto, os números de sinistralidade não serão comparáveis à partir de junho de 2022.

    Sinistro setembro

    As despesas com sinistros foram um pouco melhor. O índice de sinistralidade caiu 2,4 pp m/m, nos mostrando um possível arrefecimento do índice nos próximos meses devido aos aumentos de preço que demoram alguns meses para serem refletidos no índice.  Já em uma comparação a/a, a pressão foi negativa, com a sinistralidade crescendo 12,3 pp, chegando em 65,6% devidos aos motivos acima mencionados.

    Sinistro 3T22

    Na visão do 3T22, temos uma queda marginal t/t, mesmo com as mudanças contábeis que aumentaram o 3T22 em aproximadamente 4 pp frente ao 2T22, que possui apenas junho com a nova contabilização de sinistralidade. O índice caiu para 67,1%, uma melhora de -0,4% t/t. Expurgando esse efeito contábil, teríamos uma sinistralidade bem melhor na faixa de 64%, bem melhor em relação ao 2T22 com 67,5%, indicando o começo de uma melhora no ciclo de subscrição.

    Sinistro 9M22

    Nos 9M22, a empresa teve um impacto de 4 meses (jun-set) do ajuste contábil implementado. Assim, a sinistralidade apresentada de 66,7% deve ser menos otimista do que a ocorrida operacionalmente. Além disso, a inflação de autos e volta da frequência de sinistros, naturalmente impactaram os índices de 9M22.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir