A RD divulgou seus resultados do 1T23 nessa terça-feira, após o fechamento do pregão. Como esperado em nossa prévia, a companhia reportou mais um trimestre sólido.
A RD superou nossas expectativas de faturamento por conta da 4Bio (investida do Grupo), que cresceu 60,1% a/a e trouxe +240 bps de incremento na receita bruta.
Tínhamos em nossa estimativa um maior incremento de rentabilidade em virtude da operação de varejo com ganhos de alavancagem operacional, porém com a maior participação da 4Bio dentro do todo – e por se tratar de um business com margens inferiores à operação da RD -, a rentabilidade do consolidado veio abaixo de nossas projeções.
Top Line cresceu 21,6%! 4Bio ajudou…
A RD apresentou 49 aberturas líquidas no trimestre, em linha com o cronograma que a companhia busca para bater seu guidance. Quando analisamos a dinâmica competitiva no trimestre, a varejista saiu como vencedora, ganhando share em todas as regiões e um incremento de quase +170 bps em São Paulo, seu principal mercado, atingindo uma participação de ~27%.
Com o último reajuste CMED 2022 de 10,89%, um aumento no parque de lojas de ~34 mil m² (+8,5% a/a) e somando o crescimento da 4Bio, vimos a companhia reportar uma receita bruta de R$ 8,5b (+21,6% a/a; +2,3% vs. Est. Genial).
Suavização do AVP não foi suficiente, 4Bio e Digital pesaram na margem…
Já vínhamos comentando em outros relatórios sobre a mudança no mix de categorias saindo dos testes de covid e a retomada da categoria de Perfumaria. A RD tem refletido esse cenário, com ganhos de +140bps em Perfurmaria enquanto OTC cai -200bps ano contra ano.
Quando olhamos para o canal digital, vimos a penetração nas vendas superando nossas expectativas, com avanço de +1,9 p.p. t/t e +3,7 p.p. a/a.
Diante de uma dinâmica de precificação mais competitiva no canal online e considerando o forte avanço anual da 4bio – sendo ambos canais com margens menores que o core business -, a RD reportou um lucro bruto de R$ 2,3b (+20,4% a/a), com margem de 27,4% (-28bps a/a).
Como comentamos em nossa prévia, tínhamos uma expectativa do canal digital flat, não fazendo pressão na margem, logo isso impactou em nossa projeção de margem bruta ficando -73bps abaixo de nossos números.
Efeito mix negativo da 4Bio detratou crescimento de rentabilidade do varejo
Dada a maior alavancagem operacional do período, com crescimento real dado cenário de uma CMED maior que a inflação do período – algo que não aconteceu no 1T22 –, as despesas com vendas no trimestre foram diluídas em -120bps a/a.
Como resultado, a margem EBITDA de varejo foi de 6,9%, com +140bps a/a. Contudo, a forte expansão da 4bio trouxe o efeito mix negativo, impactando a margem operacional para baixo, a 6,6%. O EBITDA Ajustado foi de R$ 563m, crescendo +45% a/a.
O resultado financeiro trouxe o impacto de um item não recorrente no valor de R$30m, relativo ao aumento na provisão de calls/puts para aquisições de participações relevantes, deixando o resultado financeiro +38% superior a nossas projeções.
Por fim, a RD reportou um lucro líquido de R$ 207m (+34,6% a/a; -27,9% vs. Est. Genial) e uma margem de 2,4% (+23bps a/a; -102bps vs. Est. Genial).