Nessa quinta-feira (03/11), a RD realizou seu Investor Day, trazendo uma atualização de seu plano estratégico. Consideramos as principais mensagens como:
I) Nova Farmácia: jornada do cliente + volta da figura farmacêutica mais presente = aumento do LTV;
II) RD Ads/Retail Media com a adoção do DOOH advindo da aquisição da eLoopz;
III) Canal digital segue ganhando tração e o marketplace como catalisador no aumento do sortimento;
IV) Expansão orgânica segue firme, com expansão do guidance de 240 lojas para 260 entre o período de 2022 e 2025.
Incorporando novas premissas macroeconômicas e uma maior alavancagem operacional, estamos alterando o preço-alvo YE 23 de RADL3 de R$ 23 para R$ 28,50. Reiteramos nossa recomendação de COMPRA e posição de top pick do setor.
Participamos do Investor Day da RD (ticker RADL3), no qual pudemos ouvir e falar com os principais executivos da companhia. Entre eles, Antonio Pipponzi, Presidente do Conselho; Marcilio Pousada, CEO; Renato Raduan, VP de Operações de Farmácia, Multicanal, Supply Chain e Expansão; Vitor Bertoncini, Dir. Executivo de Marketing e Clientes; Juliana Lopes, Dir. Exec. Comercial; Fernando Varela, VP de Transformação Digital; Susana de Souza, VP de Gente e Cultura; e, Eugênio de Zagottis, VP de RI e BD.
Os principais tópicos abordados no dia de hoje, foram:
I) Nova Farmácia (NF), com a digitalização a favor da jornada do cliente e a retomada do papel do farmacêutico tradicional: o canal digital, como reportado no último trimestre (clique aqui para conferir nossa visão do resultado), atingiu 11,8% da RBV com o App representando 54% desse volume. Observamos o aumento do número de municípios (525 cidades) como um catalisador desse resultado com o ganho de capilaridade do Entrega Ágil, mostrando uma farmácia RD no raio de 5 km próxima de 58% da população.
Para implementar esse novo conceito, a RD conta com 9,4 mil colaboradores farmacêuticos, atuantes nas farmácias e nas salas de serviço Sua Saúde. Com o objetivo de deixar o farmacêutico mais próximo do cliente, pudemos observar uma maior gama de serviços ofertadas. Além dos já existentes testes de Covid e injetável, vimos a volta do brinco, bioimpedância, vacinas e TLRs (Testes Laboratoriais Remotos).
II) Com a aquisição da eLoopz, a RD Ads aumenta seu mercado endereçável: contando com mais de 46 milhões de clientes ativos e 97% das vendas verificadas, temos um driver de valor interessante para a companhia explorar. A eLoopz, é uma empresa focada na instalação e assistência técnica em DOOH (Digital Out of Home), traduzindo isso, são os painéis de led responsáveis por rodar propagandas e conteúdos publicitários.
A RD irá usar de sua força de marca e alta recorrência dos clientes em ir até suas lojas para monetizar esse espaço com o DOOH – vale considerar como um “plus”, o fato do anúncio ser para um público alvo específico (frequentadores de farmácias), trazendo mais segurança para o cliente que veicular seus produtos ali.
III) O marketplace é o canal para ampliar o sortimento: o marketplace terá um papel importante para a “Nova” RD, diante do mar de opções que será ofertado ao cliente. A proposta de valor vem de usar o marketplace para complementar e expandir o leque de SKUs disponíveis, saindo apenas dos itens oferecidos em loja para um conceito de prateleira infinita. Devemos seguir acompanhando esse canal com atenção, pois pode trazer bons drivers de receita conforme a operação for maturando.
IV) Renovação do guidance: a expansão orgânica segue como foco. Atualização o guidance de abertura de lojas para os próximos 3 anos, contando com 260 novas lojas por ano, entre 2022-2025. A atenção das inaugurações ficarão para praças fora de São Paulo e com o formato de loja híbrida e popular.