Frasle Mobility anunciou sua maior aquisição até o momento, comprando a divisão de aftermarket automotivo do grupo mexicano KUO. A aquisição envolve a compra de 100% das ações da sociedade Dacomsa, 99,99% das ações da Kuo Motor e 100% das ações da Fricción y Tecnología. Além disso, inclui ativos tangíveis e intangíveis relacionados aos negócios. O tempo de análise e aprovação de agências regulatórias está estimado entre 4 a 6 meses.
A aquisição estratégica visa consolidar a presença da Frasle no mercado latino-americano, expandindo sua presença geográfica e aumentando a internacionalização do grupo Randon de maneira significativa. Consideramos a transação comparável à aquisição da Nakata em termos de impacto e importância para a Frasle, pelo potencial significativo de incremento de receita e EBITDA. O valor total da transação é aproximadamente R$ 2,1 bilhões a um múltiplo EV/EBITDA de 6,7x baseado no EBITDA da Kuo Refacciones em 2023, com um incremento anual estimado de R$ 1,4 bilhões na receita da Frasle. Após a aquisição, a gestão espera que a alavancagem financeira da empresa atinja 1,0x-1,3x (vs. 0x no 1T24).
A combinação das companhias gera um player dominante no mercado de reposição automotiva na América Latina, fortalecendo a presença da Frasle no México e abrindo acesso ao mercado dos EUA e outros mercados em moeda forte. Acreditamos que a combinação das operações proporcionará sinergias significativas, como a otimização de investimentos e a consolidação de sourcing, permitindo a expansão do portfólio de produtos e a modernização das operações da adquirida com ganhos de eficiência operacional. A Frasle estima um EBITDA incremental de R$ 300 milhões nos próximos 5 anos, advindo das sinergias geradas pela integração das operações.
Nas nossas contas, a aquisição deveria adicionar um valor de cerca de R$ 3,0 por ação para Randon (RAPT4). Aos atuais níveis de preço, enxergamos as ações descontadas, negociando a 4x EV/EBITDA 2024. Seguimos com recomendação de COMPRA para RAPT4, e preço-alvo de R$ 15,00.
O mercado mexicano
O mercado mexicano possui uma frota aproximada de 55 milhões de veículos, com idade média da frota relativamente alta, em torno de 16 anos. O México é o sétimo maior fabricante de veículos de passageiros do mundo, produzindo cerca de 3,5 milhões de veículos anualmente. A maior parte dessa produção é exportada, com 76% dos veículos destinados aos Estados Unidos. Além disso, o México é o quinto maior fabricante mundial de veículos pesados, com uma produção significativa de caminhões e ônibus.
A indústria de autopeças no México é fortemente orientada para a exportação, com cerca de 87% da produção sendo destinada ao mercado externo, especialmente para os Estados Unidos. O Tratado entre México, Estados Unidos e Canadá (USMCA) tem desempenhado um papel crucial na evolução do setor manufatureiro na América do Norte, facilitando o comércio e a produção de peças automotivas próximas aos clientes finais nos EUA e Canadá. O mercado de autopeças no México, em 2024, está projetado para alcançar US$ 125,5 bilhões, sendo a maior parte do faturamento destinada a OEMs. As estimativas da Aftermarket International apontavam para um faturamento de US$ 4,6 bilhões no segmento de reposição em 2019.
A concentração de fabricantes de veículos e autopeças no México está principalmente nas regiões norte e central do país, incluindo estados como Baja California, Sonora, Chihuahua, Coahuila, Nuevo León, e Guanajuato. Estas regiões oferecem infraestrutura robusta e custos de mão de obra competitivos, o que atrai investimentos contínuos de multinacionais buscando vantagens competitivas através do nearshoring.
Kuo Refacciones at a glance
As empresas adquiridas fazem parte da divisão de aftermarket do Grupo Kuo. Esta divisão é responsável pela produção e comercialização de peças de reposição automotivas sob as marcas Fritec, TF Victor e Moresa, conhecidas no mercado mexicano por sua alta qualidade e preço competitivo. Moresa e TF Victor são líderes no fornecimento de pistões e juntas para motores, enquanto a Fritec é líder em pastilhas e lonas de freio para veículos leves. As operações no México incluem uma fábrica de pistão e juntas em Celaya, e uma fábrica de material de fricção com centro de distribuição na Cidade do México.
Em 2023, a empresa reportou uma receita líquida de R$ 1,4 bilhões e um EBITDA ajustado de R$ 313 milhões, com uma margem de 21%. A Kuo é líder no mercado interno, com 90% das vendas concentradas no México. O acordo adiciona exposição a uma nova linha de produtos de peças de reposição para motores, que possui um ciclo de reposição mais longo, mas um ticket médio mais alto e fortes margens e ROIC.
Receita em 2023
- Componentes para Motor: A maior parte da receita, 56%, advém de componentes para motor, incluindo pistões, válvulas, bombas de óleo e anéis.
- Fricção: Produtos relacionados à fricção, como discos e pastilhas de freio, representam 28% da receita total.
- Componentes para Sistema de Freio: Componentes adicionais para sistemas de freio, além de discos e pastilhas, constituem 6% da receita.
- Suspensão, Direção e Powertrain: Componentes para suspensão, direção e powertrain, como cruzetas, embreagens e peças de transmissão, correspondem a 10% da receita.
Um problema para a Frasle do futuro…
Um risco significativo, embora distante, é a concentração de receita da Kuo Refacciones em componentes para motores a combustão, considerando o movimento global para a transição para veículos elétricos (EVs). Atualmente, 56% da receita da Kuo Refacciones provém desses componentes, como pistões, válvulas e bombas de óleo. Com a aquisição, a Frasle amplia significativamente sua exposição ao segmento de veículos leves, que salta para 70%. Isso pode representar um risco no longo prazo, uma vez que os veículos leves estão mais sujeitos à migração tecnológica para motores elétricos em comparação com os veículos pesados. A substituição de motores a combustão por motores elétricos elimina a demanda por componentes como pistões, válvulas, bombas de óleo e anéis, necessários para motores a combustão. Além disso, os EVs exigem menos manutenção mecânica e possuem menos peças móveis, o que pode diminuir a necessidade de reposição de peças tradicionais.
Apesar dos desafios apresentados pela transição para EVs, existem fatores que mitigam esses riscos. A lenta renovação da frota de automóveis no México, com uma idade média de 16 anos, indica que a transição para EVs será gradual. Isso significa que a demanda por componentes de motores a combustão permanecerá significativa por um longo período. A atuação da Kuo Refacciones no segmento de reposição também garante uma demanda contínua por essas peças, enquanto a frota de veículos a combustão continuar em uso.
Estrutura da Transação
A Frasle Mobility North America e Frasle Mobility Controladora irão capitalizar a Frasle Mobility México, que então comprará Dacomsa e, subsequentemente, as demais operações. A transação será parcialmente paga com recursos captados no follow-on em 2022, cerca de R$ 350 milhões, o restante será pago através de financiamentos, sendo R$ 750 milhões captados no Brasil e R$ 1 bilhão no México, visando otimizar a estrutura de capital da nova operação, atualmente sem dívidas.