Nossa visão: Participamos do Randoncorp Day e alguns pontos abordados chamaram a nossa atenção:
I) Destacamos a capacidade de execução e a qualidade da gestão, evidenciadas pela concretização do planejamento estratégico de 2017. Além disso, II) o guidance para 2023 foi reiterado, e III) a apresentação do planejamento estratégico para os próximos anos demonstrou um caminho promissor.
Apesar da ausência de novos dados sobre os mercados de atuação e resultados prévios de novas iniciativas como Addiante e Smart Composites da Fras-le, o evento nos proporcionou insights importantes que fortalecem a nossa tese de que a Randon foi negligenciada entre as smallcaps da bolsa. O mercado ainda enxerga a Randon como a mesma empresa de 5 anos atrás, que sofria com a volatilidade do mercado de caminhões. No entanto, acreditamos que os dias voláteis ficaram para trás. Considerando a resiliência da Companhia, acreditamos que os múltiplos de 7,7x P/E 23E e 6,4x 24E não refletem adequadamente seu potencial.
Guidance reafirmado
A Randoncorp, mais uma vez, reafirmou seu guidance para 2023, o que fortalece ainda mais nossa tese de investimento. Em um contexto desafiador, especialmente no segmento de pesados, a capacidade da empresa em manter suas projeções é um reflexo positivo de sua estratégia de diversificação.
Vale lembrar que observamos uma queda na produção e emplacamentos de veículos pesados devido à implementação dos novos caminhões Euro 6 no Brasil. Com a implementação da nova regra de controle de poluentes a queda na produção atingiu cerca de 8% enquanto as vendas de veículos pesados caíram 30%.
Isso afetou negativamente a participação do segmento de autopeças para OEMs nos resultados do 1T23. No entanto, com os emplacamentos de implementos estáveis (+4,3% a/a) e o segmento de autopeças para reposição apresentando uma boa demanda, os resultados operacionais de Randon seguem resilientes. Adicionalmente, os ganhos de margem apresentados no primeiro trimestre devem se manter ao longo de 2023 e o mercado de autopeças para OEMS deve se recuperar gradualmente ao longo do ano. A aquisição da Hércules também deve contribuir para o aumento dos volumes de semirreboques no mercado externo.
Acreditamos que essa diversificação é um dos principais pilares que sustentará o crescimento de longo prazo da Randoncorp.
Capacidade de execução
Destacamos a capacidade de execução da gestão da Randon a longo prazo, evidenciada pela redução da ciclicidade da empresa. Aumentar a representatividade das receitas provenientes dos mercados de reposição, a penetração em geografias de moeda forte e a diversificação do portfólio de produtos são fatores cruciais para a previsibilidade dos resultados. Além disso, o plano de expansão internacional da companhia, com foco no mercado norte-americano, contribuirá para reduzir a exposição ao risco Brasil e gerar receitas em moedas mais fortes.
Foco em Internacionalização
Por fim, é importante ressaltar o compromisso da empresa com a expansão do seu Powerhouse de reposição, fortalecendo sua presença no mercado nacional. Ainda que sem dados concretos, a percepção dos executivos é de que a Fras-le Mobility já possuí uma boa fatia do mercado local de reposição.
A Randon reafirmou sua prioridade no desenvolvimento/aplicação das tecnologias relacionadas a Smart Composite, alinhando-se às necessidades de redução de peso dos veículos no futuro. Ao posicionar-se na vanguarda das inovações tecnológicas, a Randon fortalece sua competitividade.
No âmbito da expansão internacional, a empresa está focada em aumentar sua participação no mercado externo, com especial atenção para a América do Norte. Através das divisões de autopeças e montadora, a Randon tem em vista consolidar sua presença nesse mercado estratégico. Seu novo planejamento estratégico de médio/longo prazo estabelece como meta alcançar uma participação de 30% da receita proveniente do mercado externo no resultado consolidado.
Acreditamos que esse plano de internacionalização seja extremamente positivo, pois além de reduzir a exposição ao risco Brasil, permite à empresa diversificar suas fontes de receita em moedas fortes. Além disso, atuar em mercados mais resilientes proporciona uma maior previsibilidade de receita, contribuindo para a sustentabilidade e crescimento da Randon.
Mudanças no Cenário Macro Genial
A economia brasileira mostra resiliência, com indicadores de atividade superando as expectativas, impulsionados principalmente pelo setor agropecuário. A composição do PIB favorece o cenário de inflação, com oferta agrícola positiva e demanda fraca, o que fortalece as expectativas do mercado quanto ao corte de juros em ainda 2023. As mudanças no cenário fiscal, com a aprovação do novo arcabouço, também influenciam positivamente.
Diante dessa nova realidade, revisamos nossas projeções de IPCA para 2023, diminuindo de 6,5% para 5,3%. Essa mudança na precificação, juntamente com surpresas positivas na inflação corrente, especialmente nos preços das commodities em reais, tem contribuído para a redução das expectativas de inflação. Isso fortalece a narrativa de um possível início de ciclo de cortes na taxa de juros nas próximas reuniões.
Estamos incorporando o novo cenário macro no modelo. Além disso, chamamos atenção dos investidores para o evento reforma tributária que na nossa visão poderá gerar impacto positivo significativo no setor industrial.
A redução do número de impostos, bem como a redução da carga tributária sobre a produção transformariam o Brasil em um país mais competitivo e alinhado às práticas internacionais. A reforma é fundamental para desonerar a cadeia produtiva e reduzir o elevado custo Brasil, que na nossa visão ainda é um dos principais entraves para a indústria nacional.
Reiteramos nossa recomendação de COMPRA para a empresa, incorporando nossas novas premissas macro no modelo e elevando nosso preço alvo de R$ 13,00 para R$ 15,00.