Resumo
Rede D’Or e Sul América reportaram seus resultados trimestrais combinados pela primeira vez no 1T23. No relatório, há separação entre os negócios de serviços hospitalares da Rede D’Or, e a operação de planos de saúde de Sul América, o que permite acompanhamento mais detalhado das dinâmicas de ambas. É importante ressaltar que como os negócios da nova empresa se intercalam, há operações de eliminação e abatimento entre as companhias do grupo. Rede D’Or tem R$ 6,1b em receita líquida, enquanto Sul América tem R$ 6,4b, no entanto a receita líquida combinada é de R$ 11,3b. Como esperado, 20% da receita de Rede D’Or advém de Sul América, e 20% dos custos operacionais de SULA são pagos à RDOR.
Assim como no relatório de resultado do 4T22, vamos olhar primeiro o operacional de Rede D’Or, seguindo com um comentário sobre o resultado da operadora. Para a conclusão do relatório, faremos uma análise consolidada do resultado financeiro e do lucro líquido.
Avaliamos o resultado consolidado como positivo. A companhia nomeou pontos, a otimização de estruturas administrativas e a integração de compras e medicamentos por exemplo, como sinergias que estão sendo mapeadas e coletadas. Continuamos otimistas com a tese da nova gigante do setor de saúde. Assim, reiteramos nossa recomendação de COMPRAR com corte de preço-alvo de R$ 45,00.
Rede D’Or: ticket positivo
O trimestre para a prestadora de serviços hospitalares foi positivo. Na base trimestral, não houveram grandes mudanças nos leitos operacionais (-7 leitos t/t), e na comparação anual foram adicionados 110 leitos. A estratégia de crescimento orgânico da Rede D’Or continua a gerar valor para a companhia, com mais 6,8k leitos já projetados para os próximos anos. Mas no 1T23 o impulso positivo que levou a receita líquida da companhia para R$ 6,1b (+14,1% a/a e +6,6% t/t), veio do ticket médio, que cresceu mais que a inflação para R$ 10,2k (+10,7% a/a e +6,6% t/t).
A margem bruta de Rede D’Or acelera para 23% (+2,6pp a/a e +1,7pp t/t), com os custos de pessoal apresentando redução t/t. Vamos destacar também os custos de materiais e medicamentos, ponto importante para a tese de RDOR, que aceleraram para R$ 1,45b (+15,2% a/a e +7,9% t/t) e representam 21,2% como percentual da receita líquida.
Sul América: alguma melhora na sinistralidade
A operadora de planos de saúde continua apresentando resultados pressionados. A receita líquida de R$ 6,4b (+18,3% a/a) tem boa evolução no comparativo anual, mas os custos operacionais aumentam 17,3% a/a. O crescimento de beneficiários continua a impressionar, como já comentamos em nosso relatório mensal de acompanhamento da ans, a SULA cresceu sua base de 4,5m de beneficiários em 12,3% vs 1T22 para 5m no 1T23.
No entanto, a companhia ainda está pressionada pela sinistralidade. O indicador melhora no trimestre, para 88,6% (+3,4 pp a/a e -4,0pp t/t), mas o patamar elevado da sinistralidade consolidada continua a gerar resultado operacional negativo na operadora. Esperamos uma posição ainda mais agressiva de Sul América em relação aos reajustes no ano de 2023. Vale ressaltar que a operadora já foi uma das mais intensas no reajuste de sua carteira de pequenas e médias empresas para maio de 2023 a abril de 2024, aumentando seus preços em 24,76%.
Consolidado: solidez
Agora com a consolidação do resultado financeiro, vemos um efeito positivo de Sul América sobre as receitas financeiras de Rede D’Or. Na base trimestral, as receitas financeiras foram de R$ 639,9m (+51,1% t/t) e as despesas financeiras R$ -1.083m (+8,6% t/t). Com isso o resultado financeiro da companhia foi em ~R$ 160m (+23,2% t/t) menos negativo vs. o 4T22. Isso é importante uma vez que a Rede D’Or sozinha era prejudicada por um resultado financeiro extremamente negativo.
Finalmente, o lucro líquido da companhia foi de R$ 303,8m, com margem líquida de 2,6%. Estamos otimistas com a combinação de negócios entre Sul América e Rede D’Or, os business interligados apresentam sinergias importantes que podem ser coletadas. Ainda mais, como o novo gigante do setor de saúde, a Rede D’Or agora está dentro da disputa pela liderança do setor. Portanto, reiteramos nossa recomendação de COMPRAR com preço-alvo de R$ 45,00