SABESP

    Ações > Saneamento > SABESP > Relatório > Maia e Sabesp (SBSP3): Agora a privatização vem?

    Publicado em 21 de Agosto às 00:00:15

    Maia e Sabesp (SBSP3): Agora a privatização vem?

    Mantemos recomendação de COMPRA para Sabesp (SBSP3). Nossa recomendação vai muito além da eventual privatização da empresa. Aos atuais niveis de preço, as ações da Sabesp apresentam upside significativo mesmo sem considerar uma eventual privatização – e essa alta de 10.6% no dia de hoje, nem de longe, chega perto de reduzir o potencial de valorização da empresa de maneira significativa.

    Na realidade, vemos todas as empresas de saneamento negociando com valuations deprimidos. Como principais motivos para tal performance negativa: I) Motivos específicos referentes a frustrações prévias de privatização (como nos cases da Sabesp e Copasa) quanto por questões regulatórias (Sanepar) e II) crise hídrica, que acaba por afetar todo o negócio e, eventualmente, impor restrições no atendimento dos serviços devido à possíveis racionamentos e etc. Em nossa leitura, apesar da movimentação muito interessante anunciada do ponto de vista político, somos céticos quanto a possibilidade de privatização da empresa no curto prazo, principalmente por acharmos que existe pouco tempo hábil para o processo tendo em vista a proximidade à corridade eleitoral de 2022. Entretanto, estando errado ou não em nossas considerações e caso o processo avance, o retorno para o investidor vai ser bem interessante e muito acima do que temos em nosso preço-alvo.

    Quando os ventos da política sopram à favor!

    Privatização, será? O governador do estado de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou a nomeação do Deputado Federal Rodrigo Maia (Sem Partido) como secretário de Projetos e Ações Estratégicas do Estado. Em entrevista no dia de hoje, o mesmo apontou a privatização da Sabesp (SBSP3, COMPRAR, Preço-Alvo: R$58/ação) como prioridade enquanto novo secretário de SP.

    Maia é um importante aliado. O deputado é famoso por ser um hábil negociador e ter interlocução política com diversos partidos. Maia, enquanto presidente da câmara dos deputados foi um dos principais nomes na aprovação da reforma da previdência. Dito isso, acreditamos no seu nome como um agente interessante para o destravamento de pautas complexas. Para esse mandato ou o próximo.

    Ceticismo. Nosso ceticismo na privatização da empresa advém da agenda apertada para tramitar todo esse processo de privatização. Vale lembrar que o governador de do estado de São Paulo é um dos presidenciáveis e se envolver com um tema polêmico em tão pouco tempo me parece pouco factível. Independente da materialização ou não da privatização da empresa, avanços na construção do projeto pode ser herdado pelo próximo governador do estado de São Paulo.

    Quanto vale a Sabesp em caso de privatização? Aos atuais níveis de preço, SBSP3 negocia com um EV/BRR de 0,67x (Valor de Mercado + Dívida)/Base de Remuneração Regulatória) – ou seja, um desconto de mais de 30% em relação à sua própria base de ativos reconhecida pela agencia regulatória do estado de São Paulo. Para fins de comparação, empresas privadas de distribuição de energia elétrica (que tem uma regulação similar as de saneamento), quando bem gerenciadas, tendem a negociar até acima de 2x EV/BRR à medida que tendem a operar com custos mais eficientes, alocam melhor os investimentos ao longo dos ciclos tarifários, dentre outros – ou seja, o potencial destravamento de valor caso a empresa venha de fato à ser privatizada representa um potencial de valorização acima de 100% em relação aos preços atuais.

    Olhando adiante: 2022. Em pesquisa recente, o nome do ex-governador do estado de São Paulo emerge como principal candidato. Não achamos que o nome do Alckmin seja ruim para o case de privatização – vale mencionar que com a aprovação do Novo Marco do Saneamento Básico os ativos de saneamento tendem a negociar a níveis muito superiores em relação à anos passados, o que pode fazer com que o interesse pela privatização da empresa seja levada adiante.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir