Como esperado a Trisul apresentou um resultado fraco neste trimestre. A companhia segue com a estratégia de descontos adotada no trimestre passado, com o intuito de fomentar as vendas. Esta estratégia impulsionou a dinâmica operacional da companhia, acelerando a VSO para um nível mais saudável (11,2%).
Devido a tendência mais conservadora a Trisul lançou apenas um empreendimento e não adquiriu novos terrenos, buscando trabalhar melhor o estoque e preservar caixa. Além de descontos, a Trisul também aumentou suas despesas com publicidade, elevando as despesas comerciais para R$ 18m (+12% t/t). A estratégia impulsionou a quantidade de vendas, que levou a uma melhora da receita líquida para atingir R$ 243m, acima da nossa expectativa de R$ 221m, porém continuou impactando na margem da companhia, que veio em 27,7% (-0,9p.p. t/t), praticamente em linha com as nossas expectativas de 27,3%. O lucro líquido reportado foi de R$ 28m, acima das nossas estimativas de R$ 21m, impulsionado pelo ganho não-recorrente de R$ 11m na aquisição de 30% do Itaquá Garden Shopping.
A Trisul irá seguir com o plano de redução do estoque assim como a preservação de caixa. Gostamos do objetivo da empresa em buscar diminuir a alavancagem financeira e colocar os pés no chão, mas pelo momento mais desafiador e nível de descontos oferecidos (estimamos em ~15%), acreditamos que as margens continuarão sendo pressionadas e, portanto, preferimos seguir com a recomendação de MANTER.