Nesta segunda-feira, a Tupy anunciou a aquisição da MWM do Brasil, empresa focada no segmento de motores voltados para bens de capital. A MWM fabrica motores de terceiros sob contratos de manufatura. A MWM é subsidiária da Navistar, empresa do grupo TRATON SE fabricante global de veículos comerciais, detentora de marcas como MAN, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus
O racional da aquisição é gerar eficiência nos processos logísticos e produtivos e agregar mais valor aos produtos de ambas as empresas. A aquisição faz parte de um processo de verticalização da Tupy, que já possuía a MWM como cliente. Além disso, a Tupy passará a atuar em segmentos novoa segmentos: i) geradores elétricos a diesel e ii) peças de reposição para motores a diesel.
Por fim, desvincular a MWM da TRATON, permite à empresa crescer seu mercado endereçável, podendo capturar clientes da Tupy que ainda não eram clientes da MWM.
A Tupy comprará toda a operação Brasil da MWM por R$ 865 milhões. Avaliamos a aquisição como estrategicamente importante, à medida que o mercado de peças de reposição (Aftermarket) para motores diesel é mais resiliente e anticíclico do que o destinado à produção de veículos para as montadoras (OEM’s). Além disso, enxergamos com bons olhos as boas oportunidade de uso das fábricas mexicanas para abastecimento da região do NAFTA. A transação ocorreu a um bom preço relativo, 4,0x EV/EBITDA 2021, abaixo dos 4,9x em 2022 da Tupy.
Expansão de Serviços
A Tupy, antes da aquisição, não ia além do processo de usinagem, com a combinação dos negócios, a empresa passará a ter conhecimento técnico para exportar produtos com maior valor agregado, podendo exercer o papel de fornecedor completo. Ao invés de exportar componentes brutos, a empresa poderá fornecer os componentes usinados, porém agora pré-montados e com peças complementares, facilitando a operação de seus clientes.
Sobre a MWM BR:
A MWM do Brasil foi fundada em 1953, possui ampla experiência em produção, usinagem, montagem e gestão da cadeia de fornecedores de motores. Com atuação em diversos segmentos de transporte, agrícola, industrial, marítimo, energia e serviços de engenharia. A empresa conta com instalações em São Paulo (85 mil m²), centro de distribuição em Jundiaí (7.787m²), 1.300 colaboradores e um histórico enorme de desenvolvimento de motores. Mais de 50% das receitas da companhia provém da parte de manufatura, isto é, linhas de fabricação, usinagem e montagem de motores. Atualmente, mais de 20% da frota circulante de caminhões têm motores montados pela MWM. A líder de caminhões do mercado nacional (VWCO), utiliza motores montados pela empresa.
Histórico de Clientes: GW, Volvo, VWCO, MAM Alemanha, Isuzu e Navistar International (atual controladora).
Clientes Relevantes: Volkswagen, Navistar, Volvo e MAN no segmento de transportes. Atlas Copco no segmento industrial e Stara, Metalfor, Jacto, Pauny e Kuhn no meio agrícola
Principal Concorrente: Cummins (cliente da Tupy).
Aprovação do CADE
Acreditamos que a aprovação deve ocorrer sem dificuldades. Diferentemente da Teksid, as operações de Tupy e MWM BR não possuem cruzamento de mercado relevante, tornando o processo de aprovação mais rápido e mais simples.
Destaques
Sinergias: Diferentemente da aquisição da Teksid, o foco passa ser a expansão de mercado e cross-sell, ao invés da reconstrução de margens. Mesmo assim, esperamos que as sinergias logísticas elevem a margem EBITDA de 8% da MWM em 2021, para patamares mais próximos de 8,5%.
Novos Produtos, Eficiência, Automação: P&D e capital intelectual, conhecimento técnico e expertise nos processos de montagem.
Receita: foco em estimular o mercado em estimular o mercado automobilístico a terceirizar mais os processos de usinagem e montagem, abrindo espaço parte aumentos relevantes dos volumes.
Maior rentabilidade: O modelo do contrato de manufatura é mais protegido do ponto de vista de capital de giro e com baixa necessidade de investimentos em ativos fixos, implicando em um ROIC mais alto em relação à Teksid.
Novos Produtos e Flexibilidade de Ativos: Possibilidade de realocação da fabricação entre as fábricas. Capacidade crescente de viabilizar novos programas para os segmentos de veículos pesados, máquinas e equipamentos da MWM nas plantas do México e de Portugal.
Diversificação: a empresa marca sua entrada nos setores de Energia & Descarbonização, com fabricação de geradores e conversão de motores para gás natural, biodiesel, biogás e biometano.
Financiamento
Ao final do 4T21, a empresa estava com endividamento de apenas 1,5x dívida líquida/EBITDA, mesmo sendo um trimestre prejudicado por alguns passivos decorrentes da incorporação da Teksid. Acreditamos que à medida que o tempo passe a companhia deve voltar a gerar de caixa. O desembolso de caixa está estimado para o 4T22, sendo assim, a Tupy planeja financiar parte da aquisição via dívida, levando-a alavancagem para algo em torno de 2,2-2,5x Dívida líquida/EBITDA, nível que consideramos confortável.
Reiteramos nossa recomendação de COMPRA para TUPY3 e ainda consideramos os múltiplos atrativos, cerca de 4,9x EV/EBITDA tendo em vista seu valor de mercado atual, sobre o EBITDA projetado para 2022.
Geração de Valor
Caso a MWM BR consiga crescer sua margem EBITDA de 8% para 8,5% até 2023 (um ano após a conclusão prevista) e consiga crescer sua receita a um CAGR de 5%, isto é, de R$ 2.688 milhões em 2021 para R$ 2.964 milhões ao final de 2023, e que o múltiplo da empresa em 2023 será próximo ao que consideramos justo (5,3x), o valor adicionado ao preço da ação da Tupy deveria ser de R$ 3,10.