VALID

    Ações > Serviços Financeiros > VALID > Relatório > Valid (VLID3) | O fim do Poison-Pill pode catalisar fluxo de compra

    Publicado em 18 de Abril às 17:15:41

    Valid (VLID3) | O fim do Poison-Pill pode catalisar fluxo de compra

    Ontem (17/abr), foi divulgado o resultado parcial da votação da assembleia (AGE) da Valid, no qual 54% dos acionistas votaram a favor da eliminação completa do poison-pill (pílula de veneno, remédio contra aquisição hostil) que impossibilitava acionistas aumentarem suas participações acima de 35%. Com a liberação, acreditamos que a gestora Alaska pode aumentar substancialmente sua participação dos atuais 30%.

    A votação final foi adiada para 29 de abril devido ao quórum da assembleia ter ficado em 63,8%, ligeiramente abaixo do mínimo necessário de 66,7% (2/3 do capital votante). No entanto, acreditamos que a decisão de eliminar o poison-pill está praticamente definida, uma vez que a próxima assembleia requer apenas maioria simples e 53,93% dos acionistas já votaram a favor.

    A questão da eliminação do poison-pill não é nova. Em 2018, houve um debate sobre o assunto, quando o limite do poison-pill era de 20%. Naquela época, o Alaska havia solicitado sua retirada, mas uma proposta alternativa para aumentar o limite para 35%, o patamar atual, foi apresentada e aceita. Agora, o pedido para remover completamente o poison-pill veio da gestora Organon. A Organon atingiu 5,07% de participação, segundo fato relevante divulgado na terça-feira (16). Em fev/24 a gestora possuía 3,74%.

    Desempenho das ações da Valid ajustado por dividendos

    Olhando os dados de fundos da CVM, vemos que os principais fundos da gestora Alaska (Alaska Poland, Alaska Black e Alaska Institucional), possuíam juntos em mar/24 aproximadamente R$ 756,6m em aplicações interfinanceiras de liquidez (similar ao caixa). Em nossa visão, com o fim do poison-pill, parte desses recursos podem ser utilizados para aumentar a posição da gestora em Valid.

    Posição Caixa dos Fundos Alaska: Equivalente a 52% do market cap da Valid

    Entendemos que o fim do poison-pill pode gerar um fluxo financeiro positivo para as ações VLID3 devido ao fato de (i) grandes investidores poderem aumentar suas posições e (ii) pela boa perspectiva de resultados e geração de caixa da companhia.

    Dessa forma, reiteramos nossa recomendação de COMPRAR com preço-alvo de R$ 23,6. Vemos as ações em um valuation atrativo negociando apenas 6,2x P/L 24E e 3,4x EV/EBITDA.

    Artigo Poison-Pill da Valid

    “Artigo 45 – Qualquer acionista adquirente que adquirir ou se tornar titular de ações de emissão da Companhia, em quantidade igual ou superior a 35% (trinta e cinco por cento) do total de ações de emissão da Companhia deverá, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias a contar da data de aquisição ou do evento que resultou na titularidade de ações em quantidade igual ou superior a 35% (trinta e cinco por cento) do total de ações de emissão da Companhia, realizar uma OPA da totalidade das ações de emissão da Companhia, observando-se o disposto na regulamentação aplicável da CVM, o Regulamento do Novo Mercado, outros regulamentos da B3 e os termos deste Artigo.”

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir