Resumo
Nossa visão: Acreditamos que a Vamos (VAMO3) está se aproveitando de um momento de pouca demanda por caminhões para expandir ainda mais sua frota. Olhando para a empresa em si, achamos o fato positivo, visto que foi mencionado no fato relevante que a destinação dos recursos será para aquisição de máquinas e equipamentos, além do fortalecimento da estrutura de capital da companhia. No entanto, do lado do investidor, julgamos o fato negativo devido ao tamanho da diluição, que chega a ultrapassar os 7%. Vale a pena ressaltar que nos níveis de preço atuais, a emissão está saindo a um preço abaixo do que consideramos justo. Hoje enxergamos Vamos negociando a um P/L de 15,2x 2023, algo que consideramos atrativo para uma empresa que tem um CAGR de aproximadamente 50% (17-22).
Como será feito o Follow-on?
Ao todo, serão ofertadas aproximadamente 118 milhões de ações, sendo ~79 milhões por meio de uma nova emissão (oferta primária) e o restante via uma oferta secundária, sendo essa realizada pela holding Simpar, que irá atuar como acionista vendedor. A Holding reduzirá sua participação na Vamos (VAMO3) de 68% para cerca de 60%. Os recursos obtidos também contribuirão para a Simpar a reduzir sua alavancagem, que finalizou o 1T23 em 3,7x Dívida Líquida/EBITDA.
Assim como vimos recentemente no Follow-on de Localiza, a oferta será destinada exclusivamente para investidores profissionais. Os recursos captados com o processo serão voltados para a expansão orgânica da companhia, sendo voltados para a aquisição de caminhões e máquinas, e também para o fortalecimento da estrutura de capital da empresa, através da redução de sua dívida líquida.
O que podemos esperar de adição de frota?
Mais uma vez, a Companhia está buscando acelerar seu crescimento orgânico para ampliar sua vantagem competitiva em termos de escala em relação aos concorrentes, distanciando-se ainda mais em tamanho de frota. A demanda por aluguel de caminhões pesados parece fortalecida devido a fatores como juros altos e reprecificação dos caminhões devido ao Euro 6, o que têm contribuído para o aumento da penetração do aluguel nesse segmento.
A Vamos não discriminou exatamente os percentuais em que serão divididos o montante arrecadado. No entanto, acreditamos que a maioria deverá ser direcionada para a aquisição de caminhões, seguida por máquinas e então diminuição da dívida líquida. Com isso, fizemos algumas análises para dimensionarmos a possível adição de frota e redução de alavancagem.
Assim como ocorreu em 2022, estamos considerando que 20% dos recursos serão alocados para a compra de máquinas e 80% para a compra de caminhões. Com essa segmentação, a empresa poderia adquirir cerca de 2.300 novos caminhões e 400 novas máquinas.
Impacto na alavancagem e no lucro por ação:
Se considerarmos que 50% dos recursos captados serão alocados para fortalecer a estrutura de capital e honrar com os compromissos da empresa, e os outros 50% serão utilizados para aumentar a frota, podemos projetar os seguintes impactos:
- Redução de alavancagem: Com a alocação de recursos dessa forma, espera-se uma redução de 0,35 vezes na alavancagem da empresa. Dessa forma, a alavancagem que era de 3,2x ao final do ano passaria a ser de aproximadamente 2,85x.
- Impacto no lucro por ação (EPS): impacto positivo de quase 20% no EPS em 2023. Sem a oferta de ações, o EPS era de R$ 0,81. Com a adição dos recursos e considerando a alocação mencionada, espera-se um ganho adicional no EPS.
É importante ressaltar que essas projeções consideram a alocação dos recursos até o final do terceiro trimestre de 2023, contribuindo para os resultados do segundo semestre do ano.