A Vamos anunciou que, através de sua subsidiária Transrio, celebrou a aquisição da Tietê, concessionária de caminhões e ônibus Volkswagen localizada em São Paulo, Guarulhos e Campinas. A aquisição marca mais uma marca importante para a companhia, que se consolida como a maior rede brasileira de concessionárias de caminhões e ônibus Volkswagen/MAN.
Segundo dados não auditados, a Tietê apresentou no ano de 2022 cerca de R$ 542 milhões de receita bruta, R$ 64 milhões de EBITDA e R$ 37 milhões de lucro líquido. O que representa um aumento de 18% na receita reportada pelas concessionárias da Vamos em 2022.
A transação custará aproximadamente R$ 331,4 milhões (Equity Value) à Vamos, que serão divididos em um pagamento à vista no fechamento da transação, seguidos de duas parcelas que serão pagas em 2 anos. A aquisição foi realizada a um múltiplo de 5,01x (EV/EBITDA), algo que por si só já gera valor para a companhia, já que a Vamos negocia a 9,0x EV/EBITDA 2022 e 6,5x EV/EBITDA 2023. Dessa forma, a geração de valor pelo ajuste de múltiplo seria de pelo menos 160 milhões de reais, fora as sinergias.
Os principais pontos positivos da aquisição, em nossa visão, estão na adição de uma nova base de clientes, o que aumenta as oportunidades de cross-selling com a divisão de customização. E nos ganhos de escala que rapidamente devem se traduzir em mais poder de barganha frente as montadoras.
Além disso, a aquisição não gera impacto relevante na alavancagem, um dos pontos mais sensíveis para o mercado. Após a negociação Vamos negocia a 3,1x dívida líquida/EBITDA. Vale lembrar que a Tietê tem caixa e no primeiro momento não há desembolso de caixa.
Nossa Opinião
Mesmo sabendo que a direção do mercado de venda de pesados 0 km é para baixo no curto-prazo, fizemos algumas estimativas de quanto os ganhos de escala poderiam gerar de sinergias para a Tietê.
Sem Vamos, tomamos como premissa que a Tietê cresceria 3% ao ano em média entre 2023 – 2030. Lembramos que, em 2023, teremos um aumento forte do valor dos caminhões (Euro 6), porém com desaceleração no volume de vendas. Utilizando os últimos percentuais de dedução de receita bruta da divisão de concessionárias da Vamos, partimos da premissa de que a Tietê, rodou sua operação em 2022 com margem EBITDA de 12,9%.
Plugada na plataforma da Vamos, entendemos que existem oportunidades de crescimento do volume de vendas, mesmo em um mercado mais restrito. Nesse cenário, estimamos um crescimento de 5,1% ao ano em média entre 2023 – 2030. Em termos de sinergias operacionais, a recém-adquirida atingiria uma margem EBITDA de 14% ao final de 2030, com as margens convergindo para as margens das concessionárias Vamos.
Com isso, chegamos a um NPV das sinergias de aproximadamente R$ 76 milhões (0,6% do market cap atual da Vamos).
Mantemos nossa recomendação de COMPRA para Vamos com preço alvo de R$ 21,00.