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    Publicado em 09 de Novembro às 11:16:00

    YDUQS (YDUQ3) | 3T21: Sentindo impactos macroeconômicos, lucro reduz -35%!

    A Tempestade Imperfeita

    A YDUQS reportou seus resultados do 3T21 abaixo de nossas estimativas e às do mercado. Destacamos o lucro líquido de R$ 72,9 milhões, implicando em uma queda de -35,2% a/a. Pressionado pelo cenário macro, com aumento de juros e inflação, observamos um aumento nas despesas financeiras (+18,6% a/a) que superaram a marca dos R$ 100m no trimestre. O EBITDA de R$ 361,3 milhões implicou em um crescimento de 8,8% a/a, mas a incorporação das aquisições, bem como o cenário adverso resultaram em uma queda de -1,1 p.p de margem. Ao compararmos com o 2T21, observamos uma melhora de 2,8 p.p, principalmente devido a redução de não recorrentes com leis e liminares. Mitigando a queda de base presencial, o crescimento da receita líquida (+12,5% a/a) foi beneficiado principalmente pela continua expansão do EAD e do Premium. Apresentando crescimento de +37,7% a/a na base de alunos de graduação digital em função do forte ritmo de expansão dos polos, bem como o aumento de 22,4% na base de graduação de Medicina, contribuíram para representar aproximadamente 50% da receita total e quase 2/3 do EBITDA da companhia.

    Ao analisarmos os indicadores operacionais, observamos mais um trimestre de expansão no segmento EAD e Premium, bem como mais um trimestre pressionado para o ensino presencial. Mesmo desconsiderando a aquisição da QConcursos que adicionou 443k alunos para sua base, O EAD ainda sim encerrou o 3T21 com 444k alunos de graduação, implicando em um crescimento de base de 37,7% a/a, valor resiliente considerando a forte base comparativa (+50% a/a 3T20). A queda de -4,0% a/a no ticket médio neste tri não foi uma surpresa considerando o aumento da oferta e alta competição. O segmento premium (IBMEC e Medicina) segue registrando sólidos resultados, com destaque para a medicina. Impulsionado pelas 150 vagas autorizadas no início do ano, a base de Medicina apresentou um crescimento expressivo de 27,3% a/a. Considerando o 9M21, observamos um crescimento no ticket médio de 6,1% a/a, ainda marginalmente impactado por descontos obrigatórios. Entretanto ao compararmos com o 2T21, observamos uma redução de -4,0% t/t.

    Quando volta ao normal?

    Por último vale analisar o segmento presencial. Com o lockdown estabelecido no início de 2020, as empresas tiveram que começar a fazer seus processos de admissão totalmente online, sofrendo um grande impacto na captação de novos estudantes, além dos números históricos de inadimplência e evasão devido à crise, impactando diretamente suas receitas. Acreditamos que o pior já tenha passado para o segmento. Com o aumento dos gastos em propaganda e marketing, eles apresentaram um aumento de 21,5% a/a na captação presencial, porém ainda a níveis inferiores ao pré-pandêmico (-4,7% vs. 3T19). Levando em conta a captação ainda pressionada, além da queda da base de alunos FIES (-46,7% a/a) com a evasão e inadimplência seguindo em patamares elevados, observamos uma queda de base de -12,5% a/a, totalizando 277k alunos no formato. Em relação ao ticket médio, fomos levemente surpreendidos com o aumento de 3,6% e de 8,0% a/a no 9M21 excluindo o efeito FIES. Com a significativa redução de desconto devido ao impacto das leis e liminares, juntamente com o reajuste das mensalidades e a mudança do mix da base de alunos, conseguimos já observar uma recuperação gradual nos últimos trimestres.

    Acreditamos que 2022 será um ano de retomada de performance para as empresas do setor de educação. Já com 50% dos alunos de volta à sala de aula, esse número deve alcançar os 100% no primeiro trimestre de 2022. Seguimos otimista com a tese da YDUQS, que deve continuar apresentando um crescimento expressivo tanto na modalidade EAD quanto na premium, com o avanço da medicina, além de se recuperar gradualmente no segmento presencial. Entretanto, atualizando nossos números para embutir o cenário macro ainda bastante adverso, bem como reduzir o crescimento do segmento EAD que passou a apresentar uma competitividade bem acirrada, mantendo assim o ticket médio nos patamares atuais no futuro próximo, estamos reduzindo nosso preço alvo de 2022 para R$ 35/ ação, mas seguimos com recomendação de COMPRA.

    Pontos Positivos 

    • Premium e Digital: Aumento da representatividade do Premium e Digital, totalizando 50% da receita do período, com o crescimento registrado de 11,9% e 37,7% a/a (Graduação) na base de alunos das modalidades.
    • Crescimento orgânico: Em Outubro de 2021, o número de polos ultrapassou a expectativa de 2000 polos para o fim do ano.
    • Aquisição: Integração de 443k alunos da Qconcursos para o segmento ‘Vida Toda’.
    • NPS: Melhoria do NPS no 9M21: Presencial (+19p.p) e Digital (+22p.p).
    • Estrutura de Capital: Sólida estrutura de capital com baixa alavancagem financeira para futuros M&A´s.

    Pontos Negativos  

    • Ensino Presencial: Desempenho inferior no segmento presencial, com queda de base (-12,5% a/a) .
    • Evasão: Evasão e inadimplência segue em patamares elevados.
    • Captação: Captação presencial segue inferior à níveis pré-pandêmicos. (-4,7% vs. 3T19).
    • Macro: Cenário macroeconômico adverso impactando crescimento futuro.

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