A Yduqs irá reportar seu resultado do 3º trimestre no dia 07/nov, após o encerramento do pregão. Um trimestre completamente esquecível! O volume de captação deve ser o principal desafio do trimestre, com a companhia consolidando números mais fracos que os pares no trimestre. Por outro lado, apesar de um top line fraco, que em nossa estimativa deve crescer abaixo da inflação LTM, esperamos bons avanços no bottom line da companhia (+18% a/a Est. Genial), reflexo de um bom trabalho na otimização de estrutura de capital, com alongamento da dívida e redução dos spreads das dívidas.
Acreditamos que o fraco ciclo de captação, aliado à tickets menores, deve impedir avanços de receita tanto na BU Digital, quanto presencial. No consolidado, a performance positiva do segmento Premium deve compensar a queda das outras verticais, impedindo uma retração do faturamento a/a.
Em relação à rentabilidade, entendemos que o fraco crescimento do top line deve impedir avanços mais relevantes. Esperamos um leve ganho impulsionado por melhores tendências em despesas na BU Presencial e por uma composição de receita mais favorável (maior participação do Premium).
Presencial
Entendemos que o presencial puro encontra um ciclo de captação mais desafiador, parcialmente compensado pela performance positiva do semipresencial – consolidando, vemos espaço para um leve aumento da base de alunos a/a. Por outro lado, ainda devemos observar um menor ticket médio a/a – em função do aumento de participação das safras originadas durante a pandemia (de tickets mais baixos).
Entendemos que a dinâmica de preço deve neutralizar o ligeiro aumento da base de alunos, levando a uma receita estável em relação ao ano passado. Projetamos uma receita líquida de R$ 536m (-0,1% a/a) na BU Presencial.
Digital
Esperamos uma performance negativa na BU Digital, ainda enfrentando um cenário desafiador para a captação – o que acaba por gerar uma redução da base total de alunos. Com uma fraca captação esse ano, entendemos que o mix deve levar a ticket médio mais fraco – em função da maior participação das safras de 2023 originadas com ‘preço fixo’.
Combinando uma menor base de alunos com a redução do ticket médio, esperamos uma redução do faturamento da vertical. Estimamos uma receita líquida de R$ 415m (-3,3% a/a) na BU Digital.
Premium
Com o preenchimento das vagas de medicina e ramp-up das unidades do IBMEC, esperamos uma performance positiva do segmento premium – sendo novamente o destaque. Projetamos uma receita líquida de R$ 372m (+12,5% a/a) para a BU Premium.
Consolidado
Leve crescimento de receita impulsionado pela BU Premium. Acreditamos a performance positiva do segmento Premium deve compensar a queda da unidade Digital, permitindo um leve crescimento do top line consolidado. Esperamos uma receita líquida total de R$ 1,3b (+2,1% a/a).
Em relação à rentabilidade, esperamos melhores tendências para a margem EBITDA da BU Presencial. Entendemos que a linha de despesas com marketing e vendas deixa de ser uma fonte de pressão, ao mesmo tempo em que passamos a observar uma diluição dos custos e despesas com pessoal. A PDD deve continuar trazendo algum impacto negativo, porém em magnitude inferior à observada nos últimos trimestres.
Somando essa dinâmica a um mix mais favorável de receita (maior penetração do Premium), entendemos que a redução da margem na BU Digital deve ser compensada, permitindo um leve ganho de margem operacional no consolidado. Esperamos um EBITDA aj. consolidado de R$ 480m (+4,8% a/a), com uma margem de 36,3% (+26bps a/a).
No resultado financeiro, entendemos que o trabalho de liability management que a companhia vem realizando (reduzindo o spread consolidado) deve permitir uma redução das despesas financeiras líquidas em 8% a/a.
Nesse cenário, vemos espaço para uma expansão de + 18% a/a da última linha. Projetamos um lucro líquido ajustado (excluindo itens não recorrentes) de R$ 146m, com uma margem líquida de 11,0%.
Tabela 1. Expectativa Genial para Yduqs no 3T24 (IFRS 16; R$ milhões).