A Yduqs reportou seus resultados no 1T23 nesta terça-feira (09/Mai), após o fechamento do mercado. Os resultados vieram ligeiramente acima de nossa expectativa, com destaques para o EBITDA que superou o topo do guidance e a retomada da captação com incremento de ticket do Ensino a Distância.
Seguimos com nossa recomendação de MANTER e preço-alvo 2023E de R$ 10,25.
Premium e Ensino a Distância mais que compensam queda no presencial
O segmento premium segue sendo resiliente e trazendo números robustos trimestre a trimestre. A graduação de medicina mantém o ritmo forte de preenchimento das vagas não maturadas encerrando o 1T23 com uma base de 8,1k. Enquanto isso, o ticket médio da graduação cresceu 6,5% a/a, reflexo de uma média entre o repasse de 11% no ticket veterano e o mix de mais unidades Mais Médicos.
Vale considerar que a companhia trouxe um guidance ao mercado sobre a expectativa de aprovação de 130-160 novas vagas, sendo que já foram aprovadas +53 vagas em abril na unidade de Alagoinhas que serão captadas no ciclo 23.2.
O IBMEC segue trazendo boas perspectivas e a nova unidade (IBMEC – Faria Lima) vem mostrando isso. A base cresceu ~17% ano contra ano, com forte captação no primeiro ciclo e destaque para a praça de São Paulo, que representou mais de 50% do total da captação. Já o ticket expandiu ~10% vs. 1T22, reflexo do aumento de preços tanto no ticket da captação como do aluno veterano.
O segmento do Ensino a Distância retomou o crescimento. A base de graduação avançou +8,7% ano contra ano, puxada pela forte captação do 100% online (+24,9% a/a) e bom desempenho da renovação trazendo +2 p.p. vs. 1T22. Diferente da dinâmica dos últimos trimestres, o ticket mostra uma recuperação, apresentando um incremento relevante de +15% a/a, fruto de um aumento de preços de captação e no veterano.
A unidade presencial teve o destaque negativo do trimestre, reflexo da forte base comparativa do 1T22 que registrou recorde de captação no pós-pandemia. Dito isso, a base recuou -7,7% a/a, com queda de -24% vs. 1T22 na captação da graduação presencial. Em contrapartida, o ticket médio subiu +3,7%, alavancado pela graduação semipresencial (+7,4% a/a).
Com isso, a Yduqs reportou uma receita líquida de R$ 1,3b (+10,1% a/a), com crescimento de duplo dígito das unidades premium e ensino digital (+22,7% e +22,6%, respectivamente), enquanto o segmento presencial recuou -4,1% a/a.
Forte crescimento de receita e controle de custos favorecem margem bruta
A robusta performance das unidades premium e EAD somadas a diluição de 2 p.p. em custos dos serviços prestados proporcionaram um lucro bruto de R$ 834m (+14,6%) e uma margem de 63,5%, expandindo +252 bps ano contra ano.
Premium e Ensino Digital consolidam 73% do EBITDA Ajustado
O EBITDA ajustado reportado foi de R$ 484m vs. R$ 400m no 1T22, uma expansão de 21% ano contra ano, enquanto a margem subiu +332 bps para 36,9%. Tal patamar de rentabilidade foi conquistado pela maior penetração dos canais mais rentáveis, com evolução positiva tanto em ticket como na captação do EAD, registrando uma alta relevante de +560 bps a/a.
O número reportado pela companhia fez com que ela superasse o topo do guidance estipulado para o 1T23, que era entre R$ 440-480m.
Lucro líquido cresce +62,3% a/a
O resultado financeiro da companhia apresentou uma piora de R$ 27,5m (+19,1% a/a), em função do aumento das taxas de juros e impactos nos juros de dívida e de arrendamento.
Beneficiada por uma melhora de R$ 11m do Imposto de Renda e Contribuição Social, fruto de uma maior distribuição de JCP e incentivo fiscal associado ao ProUni, o lucro líquido quase que duplicou na visão anual, atingindo R$ 149m (+96,6% a/a), com uma margem líquida de 11,4% (+500bps a/a).
Desconsiderando os efeitos não recorrentes, o lucro líquido ajustado totalizou R$ 156m (+62,3% a/a).
Junto a isso, a Yduqs reportou uma geração de caixa líquida de R$ 342m com conversão de caixa de 90%, crescendo +2,3 p.p. vs. o 1T22.