Encerrado o pregão da sexta-feira (10/mai), a Yduqs reportou as cifras referentes ao 1º trimestre de 2024. O resultado se consolidou bem “morno”, com destaque positivo para o topline, que ficou 4,0% acima de nossas expectativas − reflexo de uma maior captação na BU presencial em relação ao estimado −, e destaque negativo para o bottom line, consolidado R$ 10 milhões abaixo do Est. Genial, dado a baixa de um maior montante de valores a pagar de aquisições (M&A), consolidado na linha de Outras Despesas Operacionais.
Avaliamos que a Yduqs tem feito um bom trabalho em equalizar o (i) crescimento de faturamento vs. (ii) custos:
Em relação ao ponto (i): O ciclo de captação positiva do 1º trimestre junto a um repasse de ticket acima da inflação para veteranos fez com que a receita líquida da companhia expandisse em duplo digíto (11,5% a/a);
Em relação ao ponto (ii): A companhia vem realizando ajustes de custos ao longo dos últimos trimestres, como renovação de contratos de aluguéis, e otimização des despesas pessoais. Como efeito dessas ações, o custo dos serviços prestados cresce menos do que o topline (+4,9% a/a), dando espaço para uma maior margem bruta no trimestre, em 63,5% (+220bps a/a).
Por outro lado, além de encontrar uma base comparativa difícil de ser batida, a margem EBITDA operacional recuou -290bps a/a (80bps abaixo da nossa estimativa) − reflexo de uma combinação entre maiores despesas com vendas e marketing, para elevar o nível de captação do trimestre, e crescimento do PDD no período. Entendemos que este é um efeito pontual para o trimestre e esperamos uma recuperação sequencial da margem EBITDA para o 2º trimestre.
Apesar da companhia não atualizar/fornecer o guidance para o próximo trimestre (algo que costumava ser comum), entendemos que as perspectivas de lucro devem ficar concentradas ao longo do 2º semestre. Reiteramos a nossa recomendação de COMPRA para Yduqs, com preço-alvo 12M de R$ 27,00.
A maior surpresa do resultado: faturamento da BU Presencial acima de nossas estimativas
Após 6 trimestres de redução anual da base de alunos da BU Presencial voltou a crescer (+1,7% a/a), impulsionado por maiores volumes de captação tanto na graduação presencial no período (+6,1% a/a no 1T24 vs. -24,1% a/a Cons. no 1T23), quanto na modalidade semipresencial (+42,6% a/a no 1T24 vs. +2,9% a/a Cons. no 1T23).
Além da melhor performance de captação, avaliamos uma evasão sob controle, crescendo apenas +0,8% a/a (graduação -0,5% a/a e semipresencial +6,5% a/a).
A combinação entre o (i) aumento da captação e o (ii) aumento de ticket médio (reflexo de um crescimento de ticket na captação e reajuste acima da inflação para veteranos), a Yduqs registrou uma receita líquida +8,5% vs. Est. Genial para a BU Presencial, atingindo R$ 595 milhões (+10,9% a/a). Essa foi a maior surpresa positiva no resultado desse 1º trimestre.
Já esperado, BU Premium se consolida mais uma vez como destaque de crescimento
Com um crescimento na base de alunos em todas as marcas premium (Medicina +11,6% a/a e IBMEC +24,9% a/a) e um ticket de veterano crescendo bem acima da inflação (Medicina +6,4% a/a e IBMEC +9,4% a/a), a BU Premium cresceu a duplo dígito, atingindo um faturamento de R$ 365 milhões (+13,4% a/a; +1,6% vs. Est. Genial).
Captação na BU Digital recua
Mesmo com uma redução na captação de alunos na graduação digital (-5,9% a/a), a Yduqs reportou um crescimento de base de alunos digital total de +6,0% a/a, impulsionada pelo aumento da base de alunos de pós-graduação (Vida Toda +5,9% a/a e QConcursos +12,0% a/a).
Avaliamos uma desaceleração no crescimento do ticket médio neste trimestre, o qual acreditamos ser efeito das campanhas iniciadas ao longo do 1º semestre de 2023 que impactam na composição do ticket no período.
Com isso, a BU Digital consolidou uma receita líquida de R$ 504 milhões (+10,8% a/a), em linha ao estimado (+0,8% vs. Est. Genial).
Controle de custos + crescimento de topline =
A margem bruta atingiu 65,7% no trimestre, uma forte expansão de +220bps a/a. Entendemos que essa forte entrega pode ser explicada, por (i) um sólido crescimento de receita em todos os segmentos, e (ii) trabalho de controle de custos que vem sendo implementado, principalmente na linha de pessoal (contribuição de +160 bps a/a na margem). O lucro bruto totalizou R$ 961m (+15,3% a/a), superando nossas estimativas em 8,5%.
EBITDA impactado por maiores despesas de PDD e Marketing
O crescimento das despesas de provisionamento pressionou o resultado operacional, aumentando sua participação sobre a receita em +210bps a/a. A aceleração das despesas de PDD pode ser atribuída ao forte ciclo de captação do 1S23, além de uma maior receita DIS neste trimestre – o que aumenta o nível de provisionamento imediato no período.
Vale ressaltar também o efeito da base comparativa, uma vez que o aumento da provisão DIS de 15% para 20% ocorreu apenas no 2º trimestre do ano passado e, portanto, não constava no resultado do 1T23.
Além do impacto da PDD, um aumento nas despesas de marketing (+90bps a/a) pressionou adicionalmente a rentabilidade do trimestre.
O EBITDA foi consolidado em R$ 509m (+3,0% a/a; +1,7% vs. Est. Genial), com uma margem de 34,8% – uma redução de -290bps a/a (-80bps vs. Est. Genial).
Lucro líquido estável a/a
Com um menor nível de despesas financeiras (trabalho de gestão de dívidas + ciclo de queda do CDI), o resultado financeiro apresentou uma redução de -6,8% a/a.
O lucro líquido permaneceu estável em relação ao ano passado em R$ 151m (+0,8% a/a), R$ 10 milhões abaixo das nossas projeções – dado a baixa de um maior montante de valores a pagar de aquisições (M&A), consolidado na linha de Outras Despesas Operacionais.
Tabela 1: Resultado consolidado pela Yduqs vs. Expectativa Genial (R$ milhões; IFRS 16).