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    Publicado em 11 de Agosto às 00:13:34

    Yduqs (YDUQ3) | Resultado 2T23: Acima do guidance!

    O segundo trimestre para o setor de educação é sempre mais monótono pelo fato de os grandes ciclos de captações ocorrerem nos períodos ímpares. Ainda assim, vimos o 2º trimestre com uma continuidade do forte resultado já postado no 1T23, com expansão de receita, margem e lucro.

    Realizamos ajustes em nossas premissas e estamos elevando nosso preço-alvo 12M, a partir de nossa metodologia de fluxo de caixa descontado, de YDUQ3 para R$22,00 mas permanecemos com nossa recomendação de MANTER.

    Separamos três tópicos principais acerca do resultado:

    (I) Evolução de 15,3% a/a na receita líquida

    Vimos o trimestre como uma continuidade da boa execução registada no 1T23, dado o forte impulso na captação em todos segmentos. A companhia reportou uma receita líquida de R$ 1,3b (Presencial: R$ 557m; Ensino à Distância: R$ 455m; Premium: R$ 297m), crescendo 15,3% ano contra ano e em linha com nossas projeções (-0,6% vs. Est. Genial)

    O Premium é mais uma vez destaque, com a inauguração da unidade IBMEC Faria lima e o fácil preenchimento de vagas da IDOMED, a base de alunos cresce 11,3% a/a. Já os repasses de inflação para os alunos veteranos impactaram positivamente nas duas unidades com expansão na mensalidade de 10,1% para Medicina e 11,9% para o IBMEC. Com isso, o segmento reportou uma receita líquida de R$ 297m (+12,3% a/a).

    O Ensino à Distância, ao contrário do segmento Presencial e Premium, também realiza captações nos trimestres pares e vimos mais um resultado bom. A captação do EAD cresceu 45% a/a, com as duas unidades 100% Online e Flex expandindo 44% e 52%, respectivamente.

    Tendo um ciclo longo, a base de alunos presencial foi afetada por conta das safras mais baixas captadas nos anos anteriores, caindo -7,5% a/a.

    (II) Desaceleração da inflação ajuda no repasse de preços para EAD e Presencial

    A desaceleração da inflação tem ajudado a performance dos tickets do Ensino à Distância e do segmento Presencial, em virtude da companhia conseguir repassar boa parte desse aumento de preços sem que isso impacte na renovação ou evasão desse aluno. Fruto disso, vimos o ticket expandir 17,9% a/a no Ensino à Distância, enquanto o ticket presencial subiu 15,7%.

    (III) EBITDA cima do guidance! Ensino à Distância e Premium somam 72% do EBITDA

    A companhia reportou um EBITDA consolidado em R$415m (Presencial: R$77,6m; Ensino à Distância: R$134,4m; Premium: R$124,8m), crescendo 36,2% ano contra ano com os números estando +5,3% vs. Est. Genial e +2,8% acima do guidance 2T23.

    Como destaque a soma de EAD + segmento Premium atingiram 72% do EBITDA. A melhor margem EBITDA desses canais (38% e 44%, respectivamente) vs. o Presencial (14%) tem sido importante para incremento de rentabilidade para a Yduqs. Imaginamos que com a maturação dos cursos de Medicina e dos polos EAD, essa penetração siga aumentando gerando frutos positivos para a companhia.

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