A Yduqs reportou seus resultados nesta segunda-feira (13/nov), após o fechamento do mercado. Com expansões de dois dígitos em todas suas principais linhas, vimos a Yduqs divulgar bons números.
A nossa leitura para o 3º trimestre foi positiva, com a companhia crescendo o faturamento acima de seus pares (ANIM3 e COGN3), fruto de um bom ciclo de captação (igual ou superior ao guidance – dependendo do segmento) e com crescimento de ticket em todas BU’s.
Abaixo, reunimos as nossas expectativas vs. consolidado pela companhia vs. consenso do mercado:
Captação supera guidance!
A Yduqs entrou no ano de 2023 com novo parâmetro. Ao longo do ano, temos observado um resultado que surpreende positivamente, tanto em termos de estratégia de captação como em preço.
O segundo ciclo do ano não foi diferente. O guidance foi superado no segmento digital (+26% vs. topo de +20% a/a) e atingiu o topo da meta do presencial com crescimento de +32% vs. intervalo de 25-35% a/a.
Já o segmento premium continua seu sólido e resiliente desempenho com a maturação das vagas. A base de Medicina superou as expectativas finalizando o ciclo com 8,4 mil alunos vs. guidance de fechar o ano com intervalo entre 8,2-8,3 mil alunos.
Ticket evolui em todos segmentos!
Com o arrefecimento da inflação, a Yduqs tem mostrado sua capacidade de repassar preços, principalmente quando falamos de alunos veteranos. O ticket médio para veteranos cresceu +10% em Medicina, +8% no digital e +6% no segmento presencial.
Receita líquida cresce +14,2% a/a!
A receita líquida consolidada da Yduqs cresceu +14,2% ano contra ano, para R$ 1,3 bilhões (sendo: Presencial R$ 536 milhões; Distância R$ 430 milhões; Premium R$ 331 milhões), ficando em linha com nossas estimativas e ligeiramente acima do consenso de mercado, em -0,9% e +1,5%, respectivamente.
Ganho de rentabilidade a/a!
Com um menor patamar de custo, fruto da alavancagem operacional positiva das captações, principalmente no segmento digital, vimos a companhia diluir seu custo de pessoal saindo de 31% para 30%, ou na visão ajustada, de 23% para 22%.
Com isso, a Yduqs reportou um lucro bruto de R$ 789 milhões (20,2% a/a; +2,3% vs. Est. Genial) e uma margem de 60,9%, registrando um aumento de +302 bps ano contra ano.
Apesar de uma PDD ganhando participação dentro das despesas – um efeito esperado, fruto de um maior ciclo de captação no ano de 2023 -, e um GA crescendo, a companhia conseguiu diluir em -2 pontos percentuais sua despesa com vendas e marketing (de 8% para 6% da ROL) amenizando o impacto na rentabilidade operacional.
O EBITDA foi de R$ 453 milhões, crescendo +23,1% a/a, com margem de 35,0% vs. nossa projeção de R$ 445 milhões e margem de 34,0%. O número reportado ficou dentro do guidance.
Lucro líquido cresce 4x!
Com a diluição do resultado financeiro de -10,8% a/a, vimos a companhia reportar um lucro líquido de R$ 93 milhões (na visão não ajustada), crescendo 4x ano contra ano. A cifra veio em linha com as projeções do consenso e +8,5% acima de nossas estimativas.
Alavancagem…
O setor todo vem sendo penalizado pelo seu alto patamar de alavancagem. A Yduqs tem conseguido surfar contra essa maré, registrando um indicador dívida líquida/EBITDA (Ex-IFRS) de 1,5x, com apenas 20% da suas dívidas vencendo em 2024. Isso traz uma maior segurança ante a posição financeira dos outros players de nossa cobertura.