Sobre a Produção da 3R de Abril/2024. Achamos os dados divulgados como neutros para a tese da 3R Petroleum. Indo direto ao ponto: o volume produzido cresceu vs Maio/24, o que visto de maneira isolada pode ser considerado algo positivo. Entretanto, tal evolução na produção aconteceu devido a exclusivamente a performance do Polo Papa Terra enquanto todos os demais clusters apresentaram pequenas quedas em sua produção. Em relação ao Polo Papa Terra, existe um porém: se por um lado houve uma evolução baseada no investimentos no redesenvolvimento do campo, por outro, a empresa começou a reconhecer a partir de abril a fatia pertencente ao seu parceiro comercial no ativo, Nova Terra Energy. Ou seja, sua participação no ativo foi para 85% vs 53,3% anteriormente. Vale mencionar que a 3R iniciou um processo de arbitragem contra o seu parceiro no ativo por alegar que o mesmo não está mantendo suas obrigações contratuais de investimentos no ativo em dia.
A empresa encerrou o mês de abril produzindo 46,9 kboed (vs meta de entregar pelo menos 51k boed/dia em 2024, de acordo com o seu último relatório de certificação de reservas – para maiores detalhes, clique aqui).
Seguimos com a recomendação de COMPRAR para as ações da 3R Petroleum. Apesar da produção ainda claudicante, achamos que no curto prazo as ações devem responder ao processo de fusão com a Enauta. Maiores informações sobre a conclusão do processo em si devem ser anunciadas em breve. Em relação a fusão, sugerimos a leitura do nosso relatório sobre esse processo – para maiores informações, clique aqui.
Ativo por Ativo
Potiguar. Produção do complexo apresentou aumento, alcançando 25,3 kboed (vs 25,9 kboed em abril/24). A queda foi considerada temporária devido ao processo de reinjeção de água nos poços do ativo, comuns ao processo de redesenvolvimento.
Recôncavo. A produção do Polo Recôncavo se manteve estável nos meses de março e abril, numa média de 8,7 kboed (vs 9,5k bpde em Abril/24). A queda foi explicada por maior número de intervenções em poços e limitações no escoamento de gás natural.
Peroá. Queda foi justificada devido a queda na demanda pelo gás do ativo ao longo do período.
Papa-Terra. Como mencionamos anteriormente, a evolução na produção aconteceu devido ao resultado da campanha de redesenvolvimento somados ao maior reconhecimento na fatia produção pertencendo ao parceiro comercial do ativo.