O resultado trimestral de ALSO foi morno com efeitos não recorrentes da fusão com brMalls. Houve crescimento de receita de 19,3% vs. 2T19 e 36,2% vs 2T21, vale o destaque para a receita de SSR crescendo 37,9% vs 2T19, com a retirada contínua de descontos, que alcança seu menor patamar desde o 4T19. Com a fusão com brMalls aprovada pelos acionistas de ambas as companhias, a operação segue para aprovação do CADE. Durante o trimestre, a Aliansce Sonae anunciou a venda do shopping Uberlândia e a administração do shopping Eldorado.
O patamar de vendas de R$ 2,9b representa um crescimento de 46% a/a e 20,9% vs 2T19, com shoppings de diferentes regiões apresentando expansões de dois dígitos. O efeito da expansão das vendas foi sentido no custo de ocupação dos shoppings, que alcançou 10,5% (-1,9 p;p t/t e -1,1 p.p a/a), sendo que os custos condominiais permaneceram abaixo da inflação do período 2019 a 2022. A taxa de ocupação apresenta sua 5 melhora trimestral consecutiva, alcançando 96,7% (+0,1 p.p t/t e +1,3 p.p a/a).
As despesas se mostrando resilientes, com custos de aluguéis e serviços caindo 20,6 a/a. Nesse sentido, com o controle dos custos e o aumento das receitas de estacionamento, o NOI no trimestre alcançou R$ 213m (+30% a/a e +12,6% vs 2T19). O ganho de margem pode ser observado também no EBITDA, crescendo 23% vs 2T21 e 9,7% vs 2T19. Já para os efeitos não recorrentes da fusão, a ALSO investiu R$ 624m para adquirir ações de brMalls a um cap rate de 14%, mas sem efeitos sobre as receitas financeiras.