Apple

    Ações > Tecnologia > Apple > Relatório > Apple (AAPL34): Receita de Iphone decepciona, mas guidance salva o dia

    Publicado em 31 de Janeiro às 01:09:06

    Apple (AAPL34): Receita de Iphone decepciona, mas guidance salva o dia

    A Apple divulgou resultados em linha com as expectativas do mercado, porém, a receita de iPhones ficou abaixo das projeções. Inicialmente, as ações da empresa registraram queda de aproximadamente 2% no after-market, mas reverteram o movimento e fecharam com alta de 3% após o anúncio do guidance. O guidance está em linha com o que estamos projetando para o 2T25, somente a margem bruta ficou um pouco acima das nossas expectativas. A receita total atingiu USD 124,3 bilhões, em linha com nossas expectativas e do mercado.

    Por outro lado, as vendas de Macs e iPads superaram as estimativas, assim como a receita gerada pelos serviços da empresa. As margens operacionais vieram ligeiramente acima do previsto, impulsionadas por menores despesas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O lucro também superou as expectativas devido à aplicação de uma alíquota de imposto inferior à projetada. Sendo assim, seguimos com nossa recomendação de Manter com preço-alvo de USD 228 e R$ 66,75.

    Análise do resultado

    Receita em linha com as expectativas, mas vendas de iPhone decepcionam

    A Apple reportou uma receita de USD 124,3 bilhões, em linha com nossas expectativas (-0,2% vs. Genial Est.) e do consenso (-0,1% vs. Consenso). Apesar de ter vindo em linha com as expectativas, o mix de receita surpreendeu com as vendas de iPhone decepcionando, ficando 2,1% abaixo das nossas expectativas e do consenso (-2,4% vs. Consenso). A receita de iPhone apresentou queda de 0,8% a/a, o principal motivo foi uma má performance da operação na China, que apresentou queda de 11,1% a/a na sua receita total, devido ao fato de não ter lançado o Apple Intelligence no país. Nos países em que o Apple Intelligence foi lançado, as vendas foram melhores do que nos que não foram. Apesar da performance abaixo das expectativas, o Mac e o iPad compensaram, ambos superando as expectativas, com o Mac apresentando um crescimento de 15,5% a/a e o iPad, de 15,2% a/a. Já a linha de serviços apresentou uma boa performance, com um crescimento de 13,9%.

    Margens ficam ligeiramente acima da expectativa

    A empresa reportou um lucro bruto de USD 58,3 bilhões, com uma margem bruta de 46,9%, em linha com nossas expectativas. Já o EBIT foi de USD 42,8 bilhões, ficando 0,5% acima das nossas expectativas e 1,9% acima do consenso, principalmente devido a menores despesas com P&D do que nossas expectativas. O lucro foi de USD 36,3 bilhões, apresentando crescimento de 7,1% a/a e com uma margem de 29,2%, ficando acima das nossas expectativas em 0,9% e 1,9% acima do consenso. O principal motivo para superar nossas expectativas foi uma menor alíquota de imposto.

    Guidance anima o mercado

    A empresa anunciou seu guidance para o 2T25, que animou o mercado. Para a receita, a empresa indicou que a receita deve crescer “low to mid single digits”, o que seria algo entre 3% e 7%. Nós estamos com uma projeção de 4,5% para o trimestre, o que coloca nossas estimativas um pouco abaixo do “mid-point” do guidance. Além disso, também anunciou que o guidance para a margem bruta deve ser entre 46,5% e 47,5%, nossa estimativa está em 46,3%. A empresa também anunciou que o segmento de serviços deve crescer “low double-digits” que e em linha com nossa projeção.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir