Apple

    Ações > Tecnologia > Apple > Relatório > Tech em foco | Apple Intelligence lançado, mas ainda não disponível na China

    Publicado em 16 de Setembro às 15:20:31

    Tech em foco | Apple Intelligence lançado, mas ainda não disponível na China

    Bem-vindos à nossa newsletter semanal “Tech em Foco”. Aqui, proporcionaremos a vocês as notícias das gigantes tecnológicas globais e das principais empresas nacionais. Nós compilamos as informações mais pertinentes, trazendo à tona as notícias de destaque sobre as empresas que estão moldando o cenário tecnológico. Estejam preparados para uma dose semanal de insights que os manterão informados no dinâmico mundo da tecnologia.

    Principais notícias da semana

    Apple (AAPL34)
    Apple lança iPhone 16, mas ação andou de lado
    No Apple Event 2024, a Apple revelou o iPhone 16, com design aprimorado e o novo chip A18, além do Apple Intelligence, uma IA integrada para melhorar apps e recursos como Siri e buscas visuais. O Apple Intelligence trará avanços em privacidade e personalização de notificações, com previsão de lançamento nos EUA como beta em 2024. Mesmo com o lançamento, as ações da Apple permaneceram estáveis no pregão de ontem, sem grandes variações. (Techcrunch e Genial)

    Apple (AAPL34)
    Apple perde share para concorrentes chineses que já têm IA
    A Apple enfrenta pressão na China, seu segundo maior mercado, ao não anunciar quando seus serviços de IA, como o “Apple Intelligence”, estarão disponíveis no país. Enquanto isso, rivais chineses, como Huawei, têm lançado celulares com recursos avançados, incluindo IA, o que aumenta a concorrência. As vendas do iPhone caíram por quatro trimestres consecutivos na China, agravadas pela desaceleração econômica e restrições no uso de iPhones em empresas estatais. (Valor e Genial)

    Huawei
    Pedidos para celular dobrável chegam a 1,3m em apenas 7 horas

    A Huawei recebeu 1,3m de pedidos para o Mate XT em apenas 7 horas após o início das reservas. O lançamento oficial ocorrerá em 20 de setembro, com preço e especificações a serem revelados. Além disso, a Huawei apresentará uma nova linha de veículos elétricos em parceria com um fabricante chinês. A empresa lidera o mercado de smartphones dobráveis, superando a Samsung e a Vivo, apesar das restrições dos EUA que a obrigaram a usar chips locais para substituir os de alto desempenho. (Valor e Genial)

    Tesla e xAI (TSLA34)
    xAI pode compartilhar receita da Tesla
    A xAI, de Elon Musk, discute um acordo onde a Tesla compartilharia receita do Full Self-Driving (FSD) em troca do uso dos modelos de IA da startup, segundo o WSJ. A xAI pode contribuir para o FSD, assistente de voz digital e o robô Optimus. Embora não haja parceria formal, Musk já desviou recursos da Tesla para a xAI, gerando preocupações entre acionistas. (Valor e Genial)

    Apple (AAPL34)
    Desaceleração nas vendas leva Apple a apostar em IA para reanimar demanda
    A Apple espera que o novo software de IA, “Apple Intelligence”, ajude a aumentar as vendas do iPhone 16, que foi lançado na segunda-feira (09/09). Com recursos como melhorias na Siri, edição de fotos com IA e integração com o ChatGPT, o iPhone deve atrair consumidores para um ciclo de trocas de aparelhos. A empresa projeta um crescimento de 5% na receita em 2025, enquanto enfrenta desafios de vendas na China. Analistas acompanham de perto o ritmo de lançamento global do Apple Intelligence, previsto para o final de 2024. (Valor e Genial)

    Tesla (TSLA34)
    Tesla lança o primeiro Giga Trem totalmente elétrico do mundo
    A Tesla lançou o aguardado “Giga Trem”, seu primeiro trem totalmente elétrico, na Alemanha. O trem faz o trajeto entre a Estação Erkner e Tesla Sud, próxima à Gigafactory, com capacidade para 500 passageiros e 120 assentos. Gratuito para funcionários e público geral, o trem transportará até 4,500 funcionários em três turnos, reduzindo 50 toneladas de CO2. A Tesla alinha a inovação com sua missão ambiental, como o recente plantio de 1 milhão de árvores após desmatamento em Berlim. (Yahoo Tech e Genial)

    Apple (AAPL34)
    Apple pensa em virar concorrente dos óculos lançados pela Meta
    A Apple está considerando desenvolver óculos inteligentes sem capacidades de realidade aumentada (AR), em resposta ao sucesso recente dos óculos Ray-Ban da Meta, que custam U$ 299. Esses óculos incluem câmera, alto-falantes e funções como chatbot de IA e reprodução de música, mas sem recursos de AR. Óculos sem AR podem ser mais baratos, menos complexos e com maior duração de bateria. Enquanto isso, a Samsung também está desenvolvendo óculos inteligentes, aumentando a concorrência no segmento, segundo o CEO da Qualcomm. (Android Authority e Genial)

    Google (GOGL34)
    Google passa por novo caso de antitruste
    O Google enfrenta um julgamento antitruste de quatro semanas no norte da Virgínia, onde é acusado de monopolizar ilegalmente o mercado de tecnologia para anúncios digitais, conhecido como ad-tech, usado para a compra e venda de anúncios online. O Departamento de Justiça, junto a 17 estados, alega que a empresa bloqueia concorrentes para manter seu domínio. O governo busca forçar o Google a vender sua plataforma Ad Manager, enquanto o Google argumenta que seu sucesso é resultado de inovação e que o mercado publicitário é altamente competitivo. (Valor e Genial)

    Oracle (ORCL34)
    Oracle supera expectativas e sobe 13%
    As ações da Oracle subiram 13% após a empresa superar as expectativas de Wall Street no primeiro trimestre fiscal. A receita foi de U$ 13,31b, acima dos U$ 13,23b esperados, e o lucro líquido alcançou U$ 2,93b. O destaque ficou por conta do crescimento de 10% na receita de serviços em nuvem e suporte de licenças, somando U$ 10,52b. A Oracle continua a expandir sua infraestrutura de nuvem, com receita de U$ 2,2b, um aumento de 45% t/t. Além disso, anunciou parceria com a AWS para oferecer serviços de banco de dados, reforçando sua posição no mercado. (CNBC e Genial)

    Apple e Google (AAPL34 e GOGL34)
    Apple e Google perdem recursos contra processos de concorrência da UE
    Na terça-feira (10), o Tribunal de Justiça da União Europeia confirmou que a Irlanda deve recuperar até 13b de euros da Apple, após decisão de 2016 que alegou violação de regras de ajuda estatal. Além disso, o Google teve mantida uma multa de 2,4b de euros por práticas anticompetitivas no seu serviço de comparação de compras. Essas decisões representam uma vitória para a Comissão Europeia, que recentemente havia sido criticada por sua abordagem em outro caso antitruste. A Apple e o Google expressaram decepção, destacando mudanças já implementadas para cumprir as regulamentações. (Valor e Genial)

    Dell (D1EL34)
    Corte de empregos continua devido a margens ainda pressionadas
    A Dell Technologies continuará a reduzir seu quadro de funcionários este ano devido à baixa demanda por PCs e à rentabilidade limitada dos servidores para IA. A empresa enfrentou desafios com margens mais baixas em servidores e vendas de PCs em queda, com receita fiscal de U$ 12,4b no segundo trimestre, uma queda de 4% em relação ao ano anterior. (Bloomberg e Genial)

    Amazon (AMZO34)
    Amazon anuncia investimento de U$ 10,5b no Reino Unido
    A Amazon Web Services (AWS) anunciou um investimento de U$ 10,5b no Reino Unido para construir e operar data centers nos próximos cinco anos. O objetivo é fortalecer a infraestrutura de nuvem e IA no país, atendendo ao crescente interesse de empresas britânicas em tecnologias de nuvem e IA generativa. A AWS, que compete com Microsoft e Google, também planeja investir U$ 9,6b em infraestrutura na Alemanha. A empresa está colaborando com o regulador britânico, que está analisando a competição no mercado de nuvem. (CNBC e Genial)

    Amazon (AMZO34)
    Amazon investirá R$ 10b no Brasil até 2034
    A Amazon revelou que planeja investir R$ 10,1b até 2034 para expandir e atualizar seus data centers no Brasil. O foco será em tecnologias de nuvem e conectividade no Estado de São Paulo, de acordo com o anúncio feito no Palácio do Planalto. (Valor e Genial)

    Adobe (ADBE34)
    Lucro e receita batem expectativas, mas ação cai devido a novo guidance
    A Adobe superou as expectativas de Wall Street no 3T, com receita de U$ 5,41b (vs. U$ 5,37b esperado) e lucro por ação ajustado de U$ 4,65 (vs. U$ 4,53 estimado). No entanto, as ações caíram 10% no pós-mercado devido à projeção fraca para o quarto trimestre, com receita prevista entre U$ 5,50b e U$ 5,55b, abaixo dos U$ 5,61b estimados. A empresa enfrenta desafios para manter o ritmo de crescimento esperado, especialmente no segmento de Mídia Digital, que, apesar de crescer 11% a/a, levantou preocupações sobre a sustentabilidade de sua performance futura. (CNBC e Genial)

    Microsoft (MSFT34)
    Corte de 650 funcionários na divisão de jogos Xbox
    A Microsoft anunciou a demissão de 650 funcionários na divisão de jogos Xbox, como parte de uma reestruturação pós-aquisição da Activision Blizzard por U$ 69b. Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, destacou que a decisão visa alinhar a estrutura da equipe para o sucesso a longo prazo e que a empresa oferecerá suporte aos funcionários afetados. As mudanças incluem o fechamento do escritório da ZeniMax em Maryland e uma reavaliação de recursos e responsabilidades entre os estúdios. (Techcrunch e Genial)

    OpenAI (MSFT34)
    OpenAI atinge valuation de U$ 150b após novo funding
    A OpenAI está em negociações para arrecadar U$ 6,5b com investidores, o que pode elevar seu valuation para U$ 150b, superando os U$ 86b de uma oferta anterior. Além disso, a empresa busca U$ 5b em crédito rotativo com bancos. Thrive Capital lidera a rodada de financiamento, com Microsoft, Apple e Nvidia também interessadas. Esses recursos visam fortalecer a infraestrutura da OpenAI, especialmente em poder computacional. A empresa também planeja permitir que funcionários vendam ações ainda este ano. (Bloomberg e Genial)

    OpenAI (MSFT34)
    Lançamento do modelo de IA “Strawberry” será dentro de 2 semanas
    A OpenAI deve lançar seu novo modelo de inteligência artificial, “Strawberry”, nas próximas duas semanas. O modelo promete resolver problemas matemáticos inéditos e processar informações com maior precisão, conforme relatado pela Seeking Alpha. “Strawberry” visa melhorar as capacidades de raciocínio e compreensão avançada das IAs e pode transformar setores como gestão de cadeias de suprimento e experiências do cliente. (PYMNTS e Genial)

    Performance ações na semana

    Tech BR

    Tech US

    Tabela de múltiplo

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir