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    Publicado em 29 de Outubro às 09:50:07

    Assaí (ASAI3) | 3T21: Puxado por benefícios fiscais, resultado surpreende!

    Em linha, mas segue brilhando

    O Assaí divulgou seu resultado do 3T21 beneficiado pelo impacto de créditos fiscais de R$ 187m no lucro líquido, superando assim tantas as nossas estimativas quanto as do mercado. Excluindo os benefícios, observamos um resultado em linha com o que esperávamos, mas que ainda demonstra a resiliência e atratividade do modelo de negócios, com ganhos de rentabilidade e geração de caixa apesar de um cenário macroeconômico adverso e a forte base comparativa. Destacamos o faturamento bruto de R$ 11,7b no trimestre, patamar recorde, implicando em um crescimento a/a de 15,8% e de 4,5% de ‘vendas mesma loja’, atingindo assim o maior crescimento acumulado dos últimos dois anos (+56%). Mesmo excluindo os benefícios fiscais, o EBITDA de R$ 838m apresentou um crescimento de 16,9% a/a com uma margem de 7,9%, resultado consistente, reflexo da qualidade da expansão e das estratégias comerciais acertadas, mantendo as margens em patamares sólidos apesar das adversidades trazidas pela pandemia.

    O Assaí segue com seu forte plano de expansão com previsão de abertura de 28 novas lojas no ano. Além das 10 lojas já abertas, outras 25 estão em fase de construção, sendo que 15-18 devem ser inauguradas ainda esse ano. Destacamos ainda a rápida implementação do e-commerce, já disponível em 122 lojas presentes em 16 estados, potencializando o alcance a novos consumidores e oferecendo à população a possibilidade de realizarem suas compras através do aplicativo. No ambiente online, o sortimento e os preços são os mesmos oferecidos nas lojas físicas, com entregas em até 90 minutos.

    O Despertar da Força

    Por último, vale destacar a conversão das 71 lojas do Extra Hiper em Assaí, que ocorrerá a partir de 2022. Como analisamos no relatório (Clique aqui), enxergamos valor na transação para o Assaí. Com isso, eles aceleram seu ambicioso plano de expansão, adicionando pontos estratégicos em localizações excepcionais. São 63 lojas em grandes regiões metropolitanas, cerca de 50% no estado de São Paulo. A operação acrescentará 420k m² de área de vendas, o que corresponde a aproximadamente metade do parque atual de lojas. Vale também lembrar, que no passado eles já converteram 20 lojas do Extra Hiper em Assaí. Ao olharmos as lojas convertidas, observamos um crescimento médio de 3x de faturamento, resultando no aumento de 150 bps de margem EBITDA, bem como R$ 4,7 mil reais de venda mensal por m², 5% superior à média de lojas do Assaí.

    Apesar de o risco governança não poder ser desconsiderado, podendo resultar em um desconto de governança aplicado pelo mercado, ainda enxergamos a transação com bons olhos. Os resultados apresentados seguem demonstrando a eficiência operacional do grupo, que está muito bem posicionado para disputar pelo topo no segmento de atacarejo, formato novo e de muita atratividade. Aos nossos olhos, o Assaí segue negociando a um valuation atrativo com desconto quando comparado aos seus pares globais, não refletindo sua eficiência operacional e todas as suas perspectivas futuras. 

    Pontos Positivos

    • Faturamento recorde. Faturamento bruto atingiu R$ 11,7b no trimestre, patamar recorde, implicando em um crescimento a/a de 15,8% e de 4,5% de ‘vendas mesma loja’.
    • Plano de Expansão. Plano de expansão segue a todo vapor, com previsão de abertura de 25-28 lojas no ano. Nos últimos 12 meses, 87 mil m² de área de vendas foram adicionados (+11,5%).
    • Retomada. Volta gradual do público B2B e a contínua migração do consumidor às lojas, resultaram em ganhos de market share.
    • Créditos fiscais. Benefícios ficais impactando positivamente R$ 187m no lucro líquido. 
    • Digital. Expansão do E-Commerce, já disponível em 122 lojas presentes em 16 estados.
    • Alavancagem. Relação dívida líquida/ EBITDA reduziu, alcançando 1,8 x no tri, uma melhora de 0,6x EBITDA vs. 3T20 (-2,49x), refletindo a contínua geração de caixa operacional.

    Pontos Negativos

    • Cenário adverso. Inflação em patamares elevados, impactando no poder de compra dos consumidores. Entretanto, vale ressaltar que o atacrejo pode ser beneficiado pela possível mudança de canal.   
    • Restrições do lockdownImpacto nas vendas com a restrição imposta pelo lockdown, afetando principalmente públicos importantes para o Assaí, como transformadores (bares e restaurantes) e utilizadores (hotéis, escolas, igrejas, etc), que permaneciam com fortes restrições em suas atividades.

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