Participamos do Boa Safra Investor Day, um evento para investidores e analistas de mercado. A apresentação durou cerca de 3 horas e a empresa focou em assuntos estratégicos para os próximos anos. Entendemos que a empresa apresentou um plano estratégico interessante, com investimentos em novas unidades, ampliação de portfólio e expansão geográfica. Além disso, a empresa tem um track record desde seu IPO, comprovando sua capacidade de execução. Dado isso, seguimos otimistas com o futuro da empresa e mantemos nossa posição de COMPRA, com preço-alvo de R$ 20,00.
Plano Estratégico
Expansão de produção e armazenagem: A empresa tem um plano de expansão para atingir uma capacidade instalada de 240 mil big bags até o final de 2023 e também anunciou que espera atingir uma capacidade produtiva de 340 mil big bags em 2027.
Além disso, a empresa também anunciou que vai abrir um novo centro de distribuição, localizado em Paraíso – TO. A empresa optou por abrir o CD em Tocantins devido aos motivos listados abaixo:
- Fácil acesso devido ao acesso às rodovias;
- Ligação com as faixas de maior crescimento de área plantada;
- Maior área plantada da Região Norte;
- 3ª região com maior crescimento da área plantada nos últimos 10 anos;
- Porta de entrada para o PA e RR.
Outro ponto relevante é o investimento em máquinas de TSI, passando de 6 para 11, que já devem entrar em operação ainda este ano. Com isso, todas as unidades vão passar a ter máquinas de TSI. Isso deve refletir em um aumento na proporção de vendas de semente com tratamento TSI, o que é bom para a Boa Safra, já que é um produto com maior margem.
Bestway: A empresa vai expandir sua produção em 40 mil big bags ainda este ano, com previsão de ficar pronta em junho. Além disso, a Boa Safra também anunciou que quer atingir uma capacidade instalada de 132 mil big bags até 2027, aumentando em 4 vezes sua capacidade.
Novas culturas: A Boa Safra planeja entrar em novas culturas e aumentar a exposição em culturas em que ela já produz sementes e são pouco representativas. As novas culturas serão:
- Trigo;
- Sorgo;
- Feijão;
- Brachiaria.
Com essas novas culturas, a empresa se beneficiará de várias maneiras, como maior aproveitamento dos campos de semente, diminuição da ociosidade nas plantas, maior diversificação de culturas e novas linhas de receita (serviços). Tudo isso sem grande necessidade de adaptação nas plantas, portanto, sem grande necessidade de investimento.
M&A: A empresa está com uma agenda de M&A e se encontra em boa situação de liquidez para conseguir executar sua estratégia. A Boa Safra está buscando oportunidades com as seguintes características:
- Grandes sinergias entre as unidades e no uso de acesso ao canal de vendas;
- Uso das estruturas de capital da cia e sua otimização;
- Projetos escaláveis com retorno e crescimento similares ao que já esta inserido;
- Alta taxa de retorno do investimento.