Mesmo diante de um cenário desfavorável, a BRF seguiu executando seu plano de expansão divulgado no final de 2020, e modificado com expectativas mais realistas no final de 2021: o “Visão 2030”. O maior avanço para o plano no trimestre para nós foi a aquisição da Hercosul e da Mogiana Alimentos, o que marcaram os primeiros passos da empresa em um segmento rentável que é de Pet Food (alimentos para animais de estimação). Além disso, vimos um avanço considerável da receita, de 19,6% a/a, atingindo um total de R$ 13,7 bilhões. Todavia, pensamos que a empresa deve seguir sofrendo com rentabilidade e ainda tem muito o que provar para atingir alto crescimento em mercados alternativos e executar o ambicioso Visão 2030 com sucesso. Seguimos com a nossa recomendação de MANTER, com preço alvo de R$ 22,00.
Análise
Conforme mencionado acima, a empresa teve um forte avanço de receita no trimestre, 9,8% acima da nossa estimativa (que já era acima da expectativa de mercado) e com um crescimento t/t de 10,8%. Isso pode ser explicado pelo bom desempenho da Divisão Brasil por conta da sazonalidade, pois a época natalina é historicamente muito boa em termos de vendas para a companhia. Além disso, acreditamos que esse foi o primeiro natal em 2 anos onde tivemos de fato reuniões grandes de família, com a maioria da população já vacinada e menos restrições de encontros sociais. A companhia também avançou seu EBITDA para R$ 1,7 bilhão, 6,3% em relação ao mesmo trimestre em 2020, porém -6,8% abaixo da nossa estimativa e com Margem EBITDA -1,5 p.p. menor a/a, também menor do que a nossa expectativa, por -2,5 p.p. Isso foi principalmente por conta da contínua pressão inflacionária no Brasil e pelos altos custos das commodities agrícolas, usadas como ração para a criação dos animais e que compõe a maioria dos custos da companhia.
Já o lucro líquido da companhia teve bom crescimento, chegando a R$ 964 milhões, 6,9% a mais do que o 4T20 e 57,5% acima da nossa expectativa. Apesar de ter muitos avanços, boa parte desse lucro pode ser atribuído a maiores reconhecimentos de créditos tributários sobre prejuízos fiscais (o que acumularam R$ 184 milhões, parcela relevante). O segmento Internacional da empresa ficou estável no a/a em termos de volumes, porém sua receita aumentou por conta de maiores preços de carne em mercados internacionais (principalmente asiáticos) e aumento do dólar. Contudo, as margens também sofreram por conta de custos produtivos e logísticos altos durante o trimestre.