A Cogna (ticker COGN3) e a Yduqs (ticker YDUQ3) divulgaram seus resultados nessa quinta-feira (11), após o fechamento do mercado. Como antecipamos em nossa prévia (para conferir, basta clicar aqui), os resultados vieram em linha com nossas estimativas. Confira a análise dos resultados das duas empresas!
Cogna (COGN3): Ponto de inflexão chegou?
Como pontuamos em nosso relatório de expectativas para o 3T22 das empresas de educação, tínhamos a tendência de um bom resultado para a Cogna, e ela se concretizou – os números vieram levemente acima de nossas expectativas.
Kroton
Mesmo com as dificuldades impostas pelo cenário macroeconômico com maior seletividade nas cestas de consumo/propensão de gasto das famílias, menor renda disponível e uma inflação que ainda está no “ar”, vimos a Kroton remando contra a maré do setor educacional.
A companhia conseguiu trazer sua estratégia de baixa presencialidade para jogo e a captação veio. Contando com um crescimento no volume total de alunos de 16,6% a/a, a Kroton trouxe 288k novos alunos para sua base.
O destaque do ciclo de inverno ficou para o segmento de Baixa Presencialidade (BP) que cresceu 21,5% a/a, encerrando o trimestre com 211k de alunos vs 173k no segundo ciclo de 2021. A expansão aqui, como comentamos em nosso relatório anterior, é fruto da forte expansão de polos realizada no ano de 2021 e da maturação deles – a companhia finalizou o período com 2.628 polos ativos.
Já para o segmento de Alta Presencialidade (AP) também vimos evolução, puxado, principalmente, pelo subsetor EAD Premium, que cresceu +10,5% a/a.
Os fatores acima, junto com a alavancagem operacional gerada pela maturação dos polos e diminuição dos repasses, vimos a Kroton reportar uma receita líquida de R$ 765m (+11,7% a/a), acima de nossas expectativas de R$ 745m e mostrando o primeiro crescimento de receita desde 2018.
Conforme relatamos na prévia, o grande destaque desse trimestre, seria a linha de despesas com vendas & marketing. Houve uma redução de 22% ano contra ano, mesmo com dois bons ciclos de captação durante 2022. A estratégia da companhia em migrar suas campanhas promocionais do meio “offline” para o “online”, tem gerado ganhos de produtividade e eficiência.
O EBITDA Ajustado ficou em R$ 207m (+29,5% a/a vs. R$ 200m Est. Genial), com margem de 27,1% (+370bps a/a e +30bps Est. Genial).
Cabe o destaque para a KrotonMed – unidade de saúde da Kroton – que acreditamos que irá bater o guidance estipulado. A receita líquida foi de R$ 401m, considerando os nove meses do ano vs. um guidance de R$482 para 2022.
Vasta
Se um (guidance) está para bater, no outro a meta já foi batida. Estamos falando do guidance do ACV da Vasta, estipulado em R$ 1b para o ciclo 2022. O braço de educação K12 finalizou o ciclo com uma receita líquida de R$ 1,15b e R$188m (+29,7% a/a vs. R$ 168m Est. Genial) no trimestre. Também já renovaram a projeção para o ciclo 2023, contando com um aumento de 20% e um novo guidance de R$ 1,23b.
O EBITDA Ajustado foi de R$ 11,5m, levemente acima dos R$ 10m projetados por nós.
Saber
Conforme reiteramos em nosso report pré-earnings, a Saber e a sazonalidade do calendário de compras do Programa Nacional do Livro Didático, seria o destaque negativo do trimestre. O braço reportou uma receita líquida ligeiramente acima do que esperávamos, de R$ 115m (-46% a/a vs. R$101 Est. Genial) e um EBITDA Ajustado de R$ 12,7m, enquanto esperávamos R$ 11m.
Cogna Consolidado
Por fim, a receita líquida da Cogna ficou em R$ 1,06b, crescendo 4,1% a/a e acima dos R$ 1,01b Estimados pela Genial.
O EBITDA Ajustado foi de R$ 231m (+15,7% a/a vs. R$ 221m Est. Genial), com margem de 21,8%, somando 220 bps ano contra ano e em linha com nossa estimativa (21,8%).
Por fim, o atual cenário de taxas de juros mais altas, impactou a última linha do resultado da companhia, corroborando para um prejuízo líquido ajustado de -R$147m, levemente abaixo do -R$152m Est. Genial.
Seguimos de olho nas melhoras operacionais e ganhos de eficiência da Cogna. Por ora, seguimos com nossa recomendação de MANTER com preço-alvo YE23 de R$ 2,90 para COGN3.
Yduqs (YDUQ3): Captação não veio
Como dito em nossa prévia de resultados, a Yduqs não apresentaria uma boa captação no ciclo de inverno. A dinâmica macroeconômica apresentada durante o trimestre, especialmente para a região do Rio de Janeiro, afetou as campanhas de captação, não trazendo volume e mantendo preço – o que ao menos foi positivo, dado que esses vinham caindo.
A captação total caiu -23,8% a/a, de 169k no segundo ciclo de 2021 para 129k nesse ano.
Podemos coroar o Segmento Premium como o principal destaque positivo dos números apresentados pela Yduqs no trimestre. O segmento vêm apresentando resiliência à tese, diante do seu perfil mais “jovem” de vagas, isso deve trazer certo conforto nesse período mais complicado para a Estácio.
A IDOMED segue forte, com crescimento de 17% na base de graduação, chegando em 7,5k alunos e um ticket médio crescendo 9,4% a/a, para R$ 9.499/mês. Já do lado do IBMEC, também temos crescimento! A base evoluiu 4,6% ano contra ano e um ticket de R$3.003/mês, pela melhor captação da unidade de São Paulo.
Na contramão, o Ensino Digital foi o destaque negativo. A captação ficou mais complicada pela incerteza trazida pelo cenário macro e pela região do RJ ter sido mais impactada que as praças de SP. Tivemos queda na base total do EAD em -1,4% para 438k (graduação) e -26% ano contra ano, para a captação da graduação no consolidado.
Já que o volume não veio, a Estácio (e o mercado) decidiram optar por serem mais conscientes em níveis de preço e aumentar marginalmente o ticket para R$ 226, crescendo 4,3% a/a.
Na mesma linha que o EAD, a graduação presencial também teve queda – ainda que compensada por uma manutenção da taxa de renovação de alunos.
Dito isso, a dinâmica do trimestre foi um pouco mais complicada para a Yduqs, porém ligeiramente melhor do que esperávamos. A companhia reportou uma receita líquida de R$ 1,13 (+3,3% a/a vs. R$ 1,13 Est. Genial).
A dinâmica positiva do segmento premium remediou o desempenho das outras duas unidades, trazendo uma melhora no EBITDA Ajustado, que ficou em R$ 408m (+3,29% a/a vs. R$ 393m Est. Genial).
Por fim, a companhia apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 67m, acima de nossas expectativas de R$ 35m.
Seguimos com nossa recomendação de MANTER com preço-alvo YE23 de R$ 22,00 para YDUQ3.