JBS

    Ações > Agrícolas > JBS > Relatório > Acompanhamento mensal agro: Cenário melhora para agrícolas, porém frigoríficos seguem sofrendo nos EUA

    Publicado em 11 de Agosto às 15:13:53

    Acompanhamento mensal agro: Cenário melhora para agrícolas, porém frigoríficos seguem sofrendo nos EUA

    O que é o relatório WASDE?

    O WASDE (World Agricultural Supply and Demand Estimates) é um relatório mensal publicado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) que fornece previsões abrangentes de oferta e demanda para as principais culturas (globais e Estados Unidos) e pecuária (somente nos EUA). O relatório fornece uma análise da condição fundamental dos mercados de commodities agrícolas para uso de agricultores, governos e outros participantes do mercado.

    Análise Completa

    Soja

    No cenário global da soja em 2023/24, nos EUA, ocorrem mudanças que envolvem maiores estoques iniciais, porém menor produção e exportações. Os estoques iniciais aumentam devido a maiores importações em 2022/23. A produção de soja para 2023/24 é projetada em 4,2 bilhões de bushels, redução de 95 milhões devido a menores rendimentos. A área colhida é estimada em 82,7 milhões de acres, sem alteração desde julho. A primeira previsão de rendimento de soja baseada em pesquisa é reduzida em 1,1 bushels, totalizando 50,9 bushels por acre. O fornecimento de soja para 2023/24 é projetado em 4,5 bilhões de bushels, declínio de 2% em relação ao ano anterior. Com as exportações de soja reduzidas em 25 milhões de bushels devido a menor oferta e trituração inalterada, os estoques finais são projetados em 245 milhões de bushels, diminuição de 55 milhões em relação ao mês passado. O preço médio da temporada de soja nos EUA para 2023/24 é projetado em $12,70 por bushel, aumento de $0,30 em relação ao mês anterior. As exportações globais de soja são reduzidas em 0,5 milhão de toneladas para 168,8 milhões, devido a menores exportações dos EUA. Os estoques finais globais de soja diminuem em 1,6 milhão de toneladas, principalmente devido a estoques menores nos EUA.

    Milho

    No cenário global, as perspectivas para o milho e grãos grosseiros em 2023/24 indicam menor oferta nos Estados Unidos e em países estrangeiros, resultando em redução das exportações, uso doméstico e estoques finais. Nos EUA, a produção de milho é projetada em 15,1 bilhões de bushels, queda em relação a julho, com redução nas exportações, uso interno e estoques. Internacionalmente, a produção de milho diminui na União Europeia, China e Rússia devido a condições climáticas adversas, enquanto países como Ucrânia e Canadá apresentam aumentos. O comércio global de milho também é afetado, com menor exportação dos EUA e UE, e alterações nas importações em várias regiões. Estoque de milho estrangeiro cai, influenciado por quedas na China, Zâmbia e Rússia, compensadas por aumentos na Ucrânia e África do Sul.

    Algodão

    No panorama global do algodão em 2023/24, os EUA projetam maiores estoques iniciais, devido a uma redução de 2,5 milhões de fardos na produção, levando a menores exportações, uso doméstico e estoques finais. A produção global também diminui em 2,7 milhões de fardos, enquanto o consumo aumenta em 500.000 fardos, resultando em estoques finais projetados menores em 2,9 milhões de fardos. O comércio global aumenta em 400.000 fardos, com aumento nas importações pela China e Turquia, e as exportações projetadas também crescem devido a Brasil e Austrália, enquanto os EUA diminuem.

    Bovinos

    Em relação a produção de bovinos, as previsões apontam para uma redução na produção de carne bovina para 2023 devido a menor abate de novilhos. No entanto, espera-se um aumento no abate de vacas. Para 2024, a produção de carne bovina é projetada para aumentar, impulsionada por maiores colocação de animais no final de 2023 e início de 2024, e também com um aumento no abate de vacas no início de 2024.

    Suínos

    Já em relação a produção de suínos, projeta-se um ligeiro aumento no abate de suínos em 2023. A produção de carne suína permanece inalterada para o mesmo período, refletindo essa situação. Não há mudanças previstas nas previsões de produção de carne suína para 2024 em relação ao mês anterior.

    Impacto nas empresas sob cobertura

    Agrícolas: A evolução entre um relatório foi positiva com expectativa de uma menor oferta em todas as principais commodities, com destaque positivo para a soja, a principal commodity agrícola operada pelas empresas sob cobertura.

    Frigoríficos: As projeções acerca da produção de bovinos em 2023 mostram um cenário ainda difícil para os frigoríficos com produção nos EUA, como JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3), pois a baixa disponibilidade de animais contribui para um alto custo do gado. Esse cenário parece melhorar gradualmente em 2024. Já as projeções de suínos melhoraram ligeiramente para 2023, e seguiram relativamente inalteradas para 2024. Assim, o impacto para os frigoríficos que produzem carne suína nos EUA, como a JBS (JBSS3), deve ser próximo de neutro (sendo levemente positivo para este ano).

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir