O Méliuz divulgou seus resultados em 08/11, após o fechamento do mercado. A empresa apresentou uma receita abaixo das expectativas, porém registrou EBITDA e lucro líquido acima do esperado devido à sua estratégia de redução de custos, alcançando o break even. No entanto, a empresa se beneficiou de um descompasso entre o GMV e suas despesas com cashback. A operação de serviços financeiros, apesar da queda na receita, está ganhando tração, com um total de 278,5 mil contas abertas, um aumento de 1.525% de julho a setembro. A operação internacional também demonstra potencial promissor, apesar da queda na receita, devido à transição da operação legada para o cashback. Outro ponto relevante é a venda do Bankly, que deverá ser concluída em breve após a aprovação do BACEN no final de outubro, gerando um dividend yield de aproximadamente 32%. Além disso, vemos potencial no desenvolvimento e implementação dos produtos Méliuz Ads e Méliuz Prime, que podem trazer melhores margens e engajamento se ganharem tração. Considerando o atual valor de mercado da empresa de R$675 milhões, com um caixa de R$418,9 milhões, e os fatores mencionados acima, estamos elevando nossa recomendação para Compra com um preço-alvo de R$10,00, um upside de 33,7%.
Análise do resultado
DRE 3T23
Receita abaixo das expectativas, devido a performance abaixo do esperado de Shopping Brasil
A empresa reportou uma receita líquida de R$70,4 milhões, uma queda de -2,5% t/t e -8,6% a/a, que pode ser explicada pelo foco maior na otimização de suas margens, levando a uma queda de GMV de 11% a/a e 1% t/t. A operação Shopping Brasil foi a mais impactada, com uma queda de -4,8% t/t e 16,5% a/a. No entanto, apesar da queda, a operação apresentou uma melhora na margem, reportando R$23,1 milhões em comparação com R$19,9 milhões no 2T23 e R$18,5 milhões no 3T22.
Na operação internacional, a empresa apresentou uma desaceleração de -7,8% t/t e -20,3% a/a, devido à redução da operação legada para promover o cashback, o que, a longo prazo, deve trazer resultados melhores. A operação de cashback apresentou um aumento de 72% a/a.
Olhando para os serviços financeiros, a empresa reportou R$8,5 milhões, uma queda de -6,6% t/t. Essa queda é explicada pela transição da operação para o BV. Esperamos que a parceria com o BV traga bons frutos para a empresa no futuro, com o BV trazendo sua expertise. No entanto, vemos riscos na integração das operações, sendo o principal deles a agilidade do banco. Os números operacionais da operação com o BV são animadores com abertura 278,5k de contas abertas, um crescimento de 1.525% de julho a setembro.
EBITDA acima das expectativas atingindo o break-even, devido a descasamento entre GMV e despesas de cashback
A empresa reportou um EBITDA ajustado de R$1,2 milhões, superando nossas expectativas. Isso é resultado do foco da companhia em melhorar suas margens, alcançando uma redução de 17% em suas despesas operacionais, excluindo itens extraordinários, em relação ao trimestre anterior. Destaca-se a redução de 18% nas despesas de cashback, beneficiada pelo descompasso entre o GMV e a contabilização de cashback que devem ser contabilizadas no 4T. As despesas com pessoal também apresentaram uma redução significativa de 30% t/t, quando desconsideramos os itens extraordinários, devido à redução do quadro de funcionários da empresa.
Lucro líquido beneficiado pelo caixa
A empresa reportou um lucro líquido de R$7,6 milhões, sendo beneficiado pelo resultado financeiro de R$12,7 milhões, devido ao seu caixa de R$418,9 milhões.
Venda do Bankly e distribuição de dividendos
A empresa aprovou a venda do Bankly junto ao BACEN, e anunciou planos de distribuir o valor de R$210 milhões em dividendos, o que representará um dividend yield de aproximadamente 32%. Considerando o preço de fechamento do dia 08/11, consideramos essa distribuição bastante atraente.
Méliuz Prime e Méliuz Ads
A empresa está desenvolvendo e implementando novos produtos que devem gerar receita com margens mais elevadas. Entre eles, o Méliuz Prime, um plano de assinatura que trará receita recorrente e maior engajamento dos usuários, e o Méliuz Ads, que oferece aos parceiros a oportunidade de aumentar sua visibilidade na plataforma. Esses produtos são comuns em outras empresas similares e têm demonstrado bom potencial. No entanto, precisamos aguardar para avaliar seu desempenho.