Na terça-feira o regulador antitruste mexicano, Cofece, disse que identificou preocupações com a falta de concorrência no mercado de comércio eletrônico, onde Amazon e Mercado Livre dominam mais de 85% das transações. A Cofece recomendou medidas corretivas, incluindo maior transparência para prestadores de serviços e separação de serviços de streaming do marketplace. Acreditamos que as medidas propostas não devem ter um impacto significativo na posição de liderança do Mercado Livre, sendo assim seguimos com nossa recomendação de Compra.
O fato
O regulador antitruste mexicano, Cofece, identificou possíveis barreiras à concorrência no mercado de comércio eletrônico, observando que Amazon e Mercado Livre juntos controlam mais de 85% das transações e vendas. O relatório preliminar compartilhado no Diário Oficial destacou a formação de efeitos de redes (network effects) entre sellers e usuários em e-commerces, limitando a entrada de novos concorrentes no mercado e representando um desafio praticamente insuperável para os pequenos players.
O orgão também cita que o tempo e custo para desenvolver as ferramentas tecnológicas, estoques operacionais e publicidade necessária para competir com esses gigantes como barreiras de entradas. Além disso, a concentração de compradores e vendedores em torno de um único marketplace, conhecido como “singlehoming”, agrava ainda mais a situação.
A Cofece recomendou que o governo ordene às duas gigantes do varejo a implementação de um programa de “medidas corretivas” dentro de seis meses, incluindo maior transparência para os prestadores de serviços e separação dos serviços de streaming da adesão ao marketplace.
As medidas são:
- As plataformas são ordenadas a dissociar os serviços de streaming e outros serviços não relacionados ao marketplace de parte do pacote de serviços do marketplace.
- As plataformas terão que fornecer uma maior transparência em torno dos fatores que poderiam levar um vendedor a ser mostrado como a opção preferida na “Buy Box” para um produto específico.
- As plataformas são ordenadas a remover a escolha de um parceiro logístico específico como uma variável nas considerações da “Buy Box”, ao mesmo tempo que abrem mais opções para a integração de redes logísticas de terceiros.
Em uma declaração emitida na terça-feira, o Mercado Livre disse que estava analisando o relatório preliminar da Cofece e prometeu sua cooperação. No entanto, ressaltou que, mesmo que o conselho diretivo da Cofece emita uma resolução formal, isso não implicará em sanções econômicas, já que nenhuma investigação sobre práticas monopolistas foi lançada.
Nossa visão
Acreditamos que as medidas propostas não devem ter um impacto relevante na posição do Mercado Livre. Isso se deve ao fato de que tanto o programa de fidelidade MELI+ quanto o serviço de streaming Mercado Play ainda estão em estágios iniciais de adoção, sugerindo que separá-los das atividades principais provavelmente não terá um impacto significativo. Além disso, considerando a eficiência da rede logística do Mercado Livre em comparação com outras opções, é improvável que as alternativas logísticas possam competir de forma eficaz.