A Multiplan reportou um trimestre muito forte, seguindo a tendência dos trimestres anteriores de recuperação da atividade econômica com o arrefecimento das restrições impostas ao comércio em shoppings. Uma grande parte do seu resultado positivo já havia sido antecipada em sua prévia operacional, a qual comentamos neste relatório. Em resumo, os resultados já estão melhores que 2019 em quase todas as linhas apesar de o fluxo de pessoas nos shoppings ainda não estar normalizado.
A Multiplan reportou um lucro líquido de R$ 213,6m, muito superior ao esperado por nós e pelo consenso e que foi atribuído à linha de impostos. O destaque para o trimestre certamente foi a grande capacidade da rede em repassar quase que integralmente o índice IGP-DI nos contratos de aluguel, que tiveram um aumento em 2 anos de 41,1% contra um aumento de 44,9% do índice.
Receita: o melhor trimestre da Multiplan
A receita líquida reportada foi de R$ 446m, acima do consenso de R$ 437m. Apesar de estar abaixo da nossa expectativa de R$ 465m, a receita ainda teve um crescimento significativo de 48% a/a e 21% acima de 2019. Após as prévias fomos muito otimistas com a receita de estacionamento e serviços, que ficaram no mesmo patamar do apresentado no 4T19. Mesmo que ambas as linhas de receita não tenham superado nossas expectativas, o fato de atingirem os níveis pré-pandemia já são mais do que satisfatórios e indicam que ainda há mais espaço para melhorias ainda em 2022.
A receita de locação atingiu sua máxima histórica, chegando a R$ 442m, muito acima dos R$ 342 reportados no segundo melhor trimestre da companhia. O número veio muito acima dos trimestres anteriores puxado por 3 fatores: (i) o repasse quase integral do IGP-DI, (ii) aquisição de participações no ParkShopping e no ShoppingSantaÚrsula e (iii) abertura do novo shopping ParkJacarepaguá, que já estava com 93,2% de ocupação apenas um mês e meio após sua inauguração.
A taxa de ocupação se manteve basicamente estável, em 95,3% e ainda está em patamares historicamente baixo que gira em torno dos 97%, puxado principalmente pelo Shopping Vila Olímpia e New York City Center. Ainda assim, a ocupação está saudável. Da mesma forma, a inadimplência de 4,6% está mais elevada que o normal, mas em um nível bom.
Do ponto de vista dos lojistas, as suas vendas subiram em 8% quando comparado ao 4T19, sendo o trimestre no ano com vendas acima do respectivo trimestre de 2019. Como o fluxo de veículos ainda se encontra em 89% dos patamares de 2019, devemos ver uma forte recuperação na venda ao longo de 2022. Por conta dessa diferença entre o aumento do aluguel e aumento das vendas, o custo de ocupação subiu para 12,7%, que enxergamos como elevado, mas com perspectiva de queda com a recuperação do fluxo de clientes.
Custos e despesas: não-recorrentes enfraqueceram o resultado
A margem EBITDA da companhia foi negativamente impactado pela entrada de itens não-recorrentes, dos quais destacamos uma despesa de R$ 28m relativa ao fim das atividades da DeliveryCenter, que também deve afetar a brMalls neste trimestre (a Multiplan detinha 27% da empresa, enquanto a brMalls detinha 43%). As despesas da sede e despesas na administração dos shoppings vieram muito em linha com o que esperávamos, sem nenhum surpresa positiva ou negativa. Dessa forma, o EBITDA da Multiplan foi de R$ 285m, um crescimento de 92% a/a e 13% acima do EBITDA no 4T19.
Resultado financeiro: a Selic já tem impactado
Com os dois aumentos da Selic no quarto trimestre, a Multiplan já passa a sentir uma parte do impacto da nova taxa de juros. A companhia possuía uma dívida líquida/EBITDA de 3,4x no final do 3T21, sendo boa parte atrelada ao CDI. Dessa forma, a despesa financeira veio em R$ 89m muito acima do trimestre anterior que veio em R$ 48m. Esse aumento não foi inesperado e da despesa foi relacionada à antecipação da amortização de uma debênture da companhia. No trimestre, a Multiplan teve uma redução de R$ 178m na sua dívida bruta, o que deve aliviar o efeito dos novos aumentos da Selic durante 2022. A sua dívida líquida/EBITDA também caiu para 3,1x.
Imposto: muito abaixo do esperado
A surpresa que puxou o lucro líquido da Multiplan foi a sua linha de impostos, que teve um efeito positivo de R$ 48m no resultado. Grande parte do motivo para este número foi o pagamento de R$ 295m em JCP no final de dezembro, um pequeno presente de natal para seus acionistas.
Com resultados tão fortes, reiteramos nossa recomendação de COMPRA para a Multiplan, que negocia a um múltiplo P/FFO 2022E de 13,8x e que vemos grande potencial em 2022 com o aumento do fluxo de clientes nos shoppings da companhia.