Na terça-feira da semana passada (09/19/23), fizemos uma reunião com Stewart Stecker, Diretor Sr. de RI da NVIDIA. Abaixo estão os principais pontos discutidos:
Competição e Problemas de Oferta
Com a IA dominando o mundo da tecnologia e dos negócios, a demanda por software e hardware mais eficientes está crescendo. Um mercado que já é grande está se tornando cada vez maior, e a NVIDIA parece estar bem posicionada para aproveitar uma grande parte dessa oportunidade. No entanto, mesmo com alta capacidade de produção, a atual demanda por produtos e serviços da NVIDIA excede a capacidade de oferta da empresa.
A demanda é muito “ampla” e é impulsionada por várias regiões ao redor do mundo. Os CSPs (Provedores de Serviços em Nuvem), as Consumer Internet Companies e Enterprises estão entre os principais consumidores dos produtos e serviços da NVIDIA.
A companhia está colaborando com os fornecedores para aumentar a capacidade de oferta de duas maneiras: primeiro, eles estão trabalhando com os fornecedores existentes a fim de diminuir o tempo de ciclo, e aumentar a quantidade diária e o fluxo de oferta; segundo, a NVIDIA está considerando novos fornecedores. Com isso, eles esperam que a oferta aumente neste ano e no próximo.
A NVIDIA passou anos construindo um ecossistema gigante, no qual mais de quatro milhões de desenvolvedores atualmente trabalham e desenvolvem seus programas. A infraestrutura é muito mais do que apenas o chip: eles também oferecem toda a tecnologia ao redor do chip, permitindo que os desenvolvedores façam a grande maioria de seu trabalho utilizando apenas os produtos e serviços da NVIDIA. Com isso, a plataforma de computação da NVIDIA atingiu uma escala crítica, dificultando que outros players consigam tomar sua posição de liderança.
Evolução do Ecossistema da NVIDIA
Fim da Lei de Moore e Expansão de Margem
Em termos básicos, a Lei de Moore afirma que “o número de transistores em um microchip dobra a cada dois anos e seu custo cai pela metade a cada dois anos”. No entanto, há uma limitação física na tecnologia dos transistores que impede que a Lei continue para sempre. Essa limitação foi atingida recentemente, aumentando a importância das infraestruturas de computação acelerada da NVIDIA.
Nesse sentido, as empresas estão se afastando das infraestruturas de uso geral e aderindo à computação acelerada e à tendência de IA generativa com o intuito de economizar dinheiro e energia e operar mais eficientemente. Esses dois drivers de demanda estão apenas começando, mas certamente se encontram entre as tendências mais promissoras do setor de tecnologia.
Atualmente, há cerca de US$ 1 trilhão em infraestrutura de data center já instalados durante um período de quatro anos (US$ 250 bilhões por ano). A oportunidade neste caso é o mercado de infraestrutura de data center, que, em nossa opinião, deve continuar a crescer em um ritmo acelerado no longo prazo. Apesar do fato de que a Lei de Moore acabou e de que empresas estão mudando para a computação acelerada e adotando a IA generativa, essas empresas possuem limites em termos de energia e isso, por sua vez, cria uma oportunidade para a infraestrutura de data center da NVIDIA.
O mercado de data center se tornou muito significante dentro do mix de receitas, além de possuir margens brutas mais altas. Com essa mudança no mix de receitas, as margens brutas aumentaram de forma representativa. Com a NVIDIA se concentrando em produtos de margem mais alta dentro da receita de data centers e software, as margens aumentaram e ajudaram a média da empresa, que deve continuar aumentando, como anunciado no guidance para o 3T24 (72,5% +/- 0,5 p.p).
O mix ainda desempenhará um papel no aumento das margens no longo prazo, juntamente com a capacidade de monetização do software por parte da companhia. A NVIDIA tem um bom momento em software, serviços e suporte, que são importantes drivers de receita.
Por fim, a divisão das vendas por tipo de cliente no primeiro trimestre foi de, aproximadamente, 40% para CSPs e o restante foi dividido igualmente entre Empresas de Internet e Enterprises. No segundo trimestre, um pouco mais de 50% da receita veio dos CSPs, seguidos pelas Consumer Internet Companies e depois pelas Enterprises.