NVIDIA

    Ações > Tecnologia > NVIDIA > Relatório > Tech em foco | NVIDIA cai mais de 7%, fim da onda de IA está próximo?

    Publicado em 02 de Setembro às 14:10:19

    Tech em foco | NVIDIA cai mais de 7%, fim da onda de IA está próximo?

    Bem-vindos à nossa newsletter semanal “Tech em Foco”. Aqui, proporcionaremos a vocês as notícias das gigantes tecnológicas globais e das principais empresas nacionais. Nós compilamos as informações mais pertinentes, trazendo à tona as notícias de destaque sobre as empresas que estão moldando o cenário tecnológico. Estejam preparados para uma dose semanal de insights que os manterão informados no dinâmico mundo da tecnologia.

    Principais notícias da semana

    Nvidia (NVDC34)
    Receita cresce 122% a/a, mas limite parece estar perto
    A Nvidia reportou uma receita de U$30b e lucro ajustado de 68 centavos por ação no 2T, superando as estimativas de U$28,7b e 64 centavos, respectivamente. A receita foi impulsionada principalmente pelo segmento de data center, que cresceu 154% a/a, totalizando U$26,3b. As expectativas de U$31,7b para o próximo trimestre não foram superadas com a mesma margem dos trimestres anteriores, o que levou a uma reação negativa dos investidores, resultando em uma queda de 8% nas ações. No mesmo dia do resultado, a empresa também anunciou uma recompra de ações no valor de U$50b. (CNBC e Genial)

    Uber (U1BE34)
    Uber é multada em 290m de euros por transferência ilegal de dados
    A agência de proteção de dados da Holanda multou a Uber em 290m de euros por transferir dados sensíveis de motoristas da Europa para os EUA sem proteções adequadas, violando o GDPR da União Europeia. A investigação começou após reclamações de 170 motoristas franceses. A Uber afirma que sempre cumpriu as regras do GDPR e recorrerá da multa, destacando a incerteza jurídica causada pela suspensão do Privacy Shield entre 2020 e 2023. (Valor e Genial)

    IBM (IBMB34)
    IBM encerrará atividades de P&D na China
    A IBM encerrará seu departamento de Pesquisa e Desenvolvimento na China, afetando mais de mil funcionários. A decisão foi comunicada por Jack Hergenrother, que destacou a crescente concorrência local e os fracos resultados da área de infraestrutura. A empresa realocará suas funções para outros países, como Índia, visando otimizar operações. Além disso, tensões geopolíticas e quedas nas receitas impulsionaram a medida. (Valor e Genial)

    Samsung e LG
    Eletrônicos equipados com IA serão apresentados em feira na Alemanha
    Samsung e LG exibirão produtos equipados com IA na IFA 2024, em Berlim, de 5 a 10 de setembro. Samsung destacará o Bespoke AI Combo (lavadora-secadora), o Bespoke AI Family Hub (refrigerador) e o Bespoke AI Steam (robô aspirador). Já a LG mostrará sua lavadora AI Direct Drive e o robô aspirador LG Roboking. Altos executivos, como Han Jong-hee (Samsung) e Cho Joo-wan (LG), participarão. (Valor e Genial)

    Apple (AAPL34)
    Apple anuncia troca de CFO para 2025
    A Apple anunciou que, a partir de 1º de janeiro de 2025, Luca Maestri deixará o cargo de CFO, sendo substituído por Kevan Parekh, atual VP de planejamento financeiro. Maestri continuará supervisionando áreas estratégicas como TI, segurança e desenvolvimento imobiliário. Desde que assumiu o cargo em 2014, Maestri ajudou a Apple a dobrar suas vendas e lucro, além de impulsionar um retorno recorde de capital. (CNBC e Genial)

    Huawei
    Huawei e BYD serão parceiros para desenvolvimento de veículos autônomos
    A BYD fechou parceria com a Huawei para equipar seus veículos de luxo da marca Fangchengbao com tecnologia de condução autônoma. O primeiro modelo, o Bao 8, será lançado após o 3º trimestre de 2024. A colaboração visa melhorar a competitividade da Fangchengbao no mercado chinês, onde enfrenta concorrência crescente e demanda fraca. (Valor e Genial)

    Telegram
    CEO da Telegram é preso na França
    Pavel Durov, CEO do Telegram, foi preso no sábado (24) no aeroporto Le Bourget, próximo a Paris, por supostas falhas na moderação de conteúdo da plataforma. A prisão, que levantou preocupações sobre a responsabilidade dos executivos de redes sociais, está sendo investigada pelas autoridades francesas de cibersegurança. O Telegram defende Durov, afirmando que é absurdo responsabilizar a plataforma ou seu dono pelo mau uso por parte de terceiros. (Axios e Genial)

    Meta e Spotify (M1TA34 e S1PO34)
    CEOs da Meta e Spotify criticam regulamentações de IA na Europa
    Os CEOs da Meta e Spotify criticaram as complexas regulamentações de IA da Europa, afirmando que dificultam a inovação e o desenvolvimento de código aberto. Eles apontam que, apesar da Europa ter mais desenvolvedores de código aberto que os EUA, sua estrutura regulatória fragmentada está prejudicando a competitividade. Eles pedem por regras mais claras e harmonizadas para não perder oportunidades em IA. (Reuters e Genial)

    Apple (AAPL34)
    Nova IA com personalidade humana
    A Apple está desenvolvendo uma nova IA com personalidade própria, separada da Siri, destinada a futuros dispositivos robóticos. Embora o lançamento da Siri aprimorada com “Apple Intelligence” esteja previsto para o iOS 18.1 neste outono, essa nova personalidade está sendo criada para robôs que devem ser lançados entre 2026 e 2027, conforme relatado por Mark Gurman. (9to5mac e Genial)

    Apple (AAPL34)
    Evento de lançamento do iPhone 16 fica para setembro
    A Apple marcou seu próximo grande evento para 9 de setembro de 2024. Com o slogan “It’s Glowtime”, o evento deve apresentar a nova linha iPhone 16, que trará mudanças como câmeras verticais nos modelos 16 e 16 Plus, além de telas maiores no 16 Pro e Pro Max, que podem vir em uma nova cor bronze. Todos os modelos terão o Action Button. Também são esperados o lançamento do Apple Watch Series 10, novos AirPods e a inclusão da Apple Intelligence em toda a linha iPhone 16. (The Verge e Genial)

    Semicondutores
    Restrição da exportação chinesa aumenta temor sobre produção de chips
    As restrições da China à exportação de germânio e gálio, essenciais para semicondutores e equipamentos militares, elevaram os preços desses minerais na Europa e causaram escassez no mercado. Pequim impôs essas restrições em resposta a controles ocidentais sobre chips avançados. Com a produção global fortemente dependente da China, a limitação de exportações está gerando incerteza e elevando os preços, afetando setores de alta tecnologia e defesa. (Valor e Genial)

    Salesforce (SSFO34)
    Resultado supera expectativas e CFO deixa o cargo
    A Salesforce superou as estimativas no segundo trimestre fiscal com EPS ajustado de U$2,56 (vs. U$2,36 esperados) e receita de U$9,33b (vs. U$9,23b esperados), um crescimento de 8% a/a. O lucro líquido foi de U$1,43b, frente a U$1,27b no ano anterior. A empresa também elevou a previsão anual de lucro para U$10,03–U$10,11 por ação. Além disso, a empresa anunciou que a CFO Amy Weaver deixará o cargo após a nomeação de um sucessor, permanecendo como conselheira. (CNBC e Genial)

    CrowdStrike (C2RW34)
    CrowdStrike bate consenso, mas diminui seu guidance do ano
    As ações da CrowdStrike subiram 4% após superar as expectativas do 2º trimestre fiscal, com EPS ajustado de U$1,04 (vs. U$0,97 esperado) e receita de U$963,9m (vs. U$959m esperado), crescendo 32% a/a. O lucro líquido foi de U$47m, frente a U$8,47m no ano anterior. No entanto, a empresa reduziu seu guidance anual após o incidente global em 19 de julho. Agora projeta EPS ajustado entre U$3,61 e U$3,65 e receita de U$3,89b a U$3,90b, abaixo da previsão anterior. (CNBC e Genial)

    Nvidia (NVDC34)
    CEO da Nvidia já vendeu U$580m em ações em 2024
    Jensen Huang, CEO da Nvidia, vendeu 4,8m de ações da empresa por U$580m entre 14 de junho e 9 de agosto, sob um plano de negociação da Regra 10b5-1, que permite a venda automática de ações ao atingir condições predefinidas. O plano, que foi ajustado após um desdobramento de ações, ainda prevê a venda de mais 1,2m de ações até março de 2025. Huang pausou as vendas nas últimas semanas, possivelmente em antecipação aos resultados do segundo trimestre. (Valor e Genial)

    Apple (AAPL34)
    Corte de 100 empregos em serviços digitais
    A Apple demitiu cerca de 100 funcionários em sua divisão de serviços digitais, com maior impacto nas equipes do Apple Books e Apple News. O foco do grupo liderado por Eddy Cue está mudando, com o Apple Books perdendo prioridade. As demissões seguem a reformulação contínua da Apple para otimizar suas operações. (Value e Genial)

    Dell (D1EL34)
    Venda de servidores dispara 80% a/a e Dell supera estimativas
    A Dell registrou receita de U$25,0b no trimestre, acima da expectativa de U$24,5b, e lucro por ação de U$1,89, superando os U$1,71 previstos. O lucro líquido subiu 85% a U$841m. As vendas de servidores focados em IA cresceram 80%, e o segmento Infrastructure Solutions Group impulsionou o resultado com alta de 38%, gerando U$11,7b. A empresa revisou sua previsão anual de receita para entre U$95,5b e U$98,5b. (CNBC e Genial)

    OpenAI e Anthropic
    OpenAI e Anthropic vão trabalhar juntas com o instituto dos EUA em teses de segurança
    O governo dos EUA fechou acordos com OpenAI e Anthropic para que o US AI Safety Institute teste a segurança de novos modelos de IA. A iniciativa visa avaliar riscos e colaborar em medidas de mitigação, fortalecendo a segurança da IA. O instituto americano trabalhará com o UK AI Safety Institute para definir padrões globais de segurança. (Valor e Genial)

    Apple (AAPL34)
    iPhones começam a ser fabricados na Índia e impulsionam negócios além da China
    A Apple iniciou a produção em massa de sua nova linha de iPhones, incluindo a série Pro, na Índia, como parte da estratégia de reduzir a dependência da China e mitigar riscos geopolíticos. Cerca de 30m de iPhones foram montados no país em 2023, e 18m no 1º semestre de 2024. Embora a Índia tenha progredido, a maioria dos dispositivos premium ainda é fabricada na China. (Valor e Genial)

    Performance ações na semana

    Tech BR

    Tech US

    Tabela de múltiplo

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir