2022 vem sendo um ano conturbado para os acionistas da Petz no que diz respeito a performance da ação da empresa. A ação PETZ3 acumula uma queda de -25% no ano, o que atrelamos majoritariamente por conta do cenário macroeconomico que estamos vivendo e acontecimentos que não necessariamente irão afetar a valorização das ações da empresa no longo prazo. Levando em conta um cenário mais desafiador para a Petz, revisamos as nossas estimativas e chegamos a um novo preço-alvo de R$ 19,00, ainda mantendo a nossa recomendação de COMPRA para a companhia.
Desempenho negativo
Apesar de resultados satisfatórios no 1T22, o preço da ação da Petz vem despencando, conforme o gráfico acima. Esse desempenho é uma reflexão do momento conturbado que o mercado vive, principalmente para empresas de varejo e tecnologia, o que é exatamente o caso da Petz. Isso ocorre porque o valor dessas empresas estão no crescimento futuro delas, e a alta das taxas de juros aumenta os descontos nos fluxos de caixa futuros projetados. Além disso, a inflação traz ainda mais incertezas aos investidores, que, de forma geral (principalmente estrangeiros) vivem um momento de aversão a risco, por conta de tantas incertezas ocorrendo no mundo hoje. Isso os leva a procurar investimentos menos dependentes de alto crescimento.
Outro ponto que pode ter causado uma desvalorização da ação PETZ3 foi a venda de Sergio Zimerman (CEO da Petz) de R$ 192 milhões de ações da companhia. Normalmente, o fundador de uma companhia vendendo suas ações é um sinal de alerta, pois pode indicar que a pessoa que teoricamente mais conhece do negócio acredita que a ação já chegou ao seu preço justo. Contudo, Zimerman deu justificativas coerentes a respeito da venda e, além disso, essa foi apenas uma pequena parcela das ações que o executivo possui – ele ainda tem 122 milhões de ações da Petz, equivalente a cerca de R$ 1,4 bilhão.
Mais crescimento por vir
Mesmo diante do cenário atual mais desafiador, ainda acreditamos que a companhia trará valor ao acionista no longo prazo, uma vez que a Petz segue expandindo seu negócio através de investimentos orgânicos e inorgânicos:
- Abertura de lojas segue em linha com a projeção da companhia, que abriu 10 novas lojas no 1T22 (vs. 5 aberturas no 1T21) e divulgou no seu guidance que abrirá um total de 50 novas até o final do ano;
- O setor de pet care no Brasil ainda é muito fragmentado – a Petz e a Cobasi (que são as líderes do setor) juntas possuem apenas 14% do market share total do setor, sendo a Petz a líder com 7,5%. Isso é oportunidade para a empresa se consolidar cada vez mais, e ela já vem ganhando participação do mercado a um ritmo elevado em relação às concorrentes;
- Estratégia de crescimento via M&A (aquisições): a Petz realizou 3 aquisições relevantes desde o seu IPO, sendo a principal delas a da Zee.Dog. Cada uma delas fez sentido em termos de sinergias ao negócio da Petz, oferecendo conhecimento de produtos, tecnologia, e expansão no mercado. Esperamos ver mais aquisições olhando para frente;
- Serviço diferenciado: com uma estratégia omnichannel que integra vendas físicas com vendas online, e que vem ganhando cada vez mais participação das vendas digitais totais da companhia. Isso é importante pois significa que o investimento em lojas físicas se traduz também em investimento no mundo digital, dado que o mundo físico e digital estão interligados.
- Alavancagem reduzida (agora em -1,3x dívida líquida/EBITDA) significa que a companhia tem mais caixa do que dívida e portanto está capitalizada e com espaço para investir em novos negócios/investir internamente.
Posicionada em um mercado bastante atrativo no Brasil, sendo líder do setor e crescendo com mais rapidez do que seus concorrentes, acreditamos que a Petz tem um futuro próspero pela frente. No curto prazo, a maior rede de pet shops do Brasil ainda pode sofrer por questões macroeconômicas e falta de consumo no país, porém acreditamos que vale a pena investir na companhia principalmente pensando em um prazo mais longo, uma vez que enxergamos a Petz cumprindo suas metas de crescimento e se consolidando cada vez mais como a líder do setor no Brasil.
A PETZ3 negocia a um múltiplo P/L de 59x para 2022, patamar ainda relativamente alto, indicando que o mercado ainda antecipa o crescimento robusto da companhia. Utilizamos um modelo DCF com Ke de 14,4% para atingir o novo preço-alvo dado.