Dificuldades a frente: contexto para o 2T24
Conforme mencionado no relatório anterior, a Qualicorp está passando por um período extremamente desafiador. A empresa enfrenta uma contínua perda de vidas no segmento de adesão, devido aos reajustes que permanecem em patamares elevados. Além disso, o mercado de adesão como um todo está sofrendo com o cancelamento desses planos pelas operadoras, que estão priorizando produtos mais rentáveis, como os planos PME.
Por outro lado, observamos que a companhia está se reposicionando no mercado de saúde, focando no lançamento de produtos coparticipados com redes e reembolsos mais restritos, visando otimizar seu sistema. Além disso, notamos leves sinais de melhorias, com um controle mais rigoroso dos custos e uma geração de caixa operacional mais consistente.
Prévia do Resultado 3T24
Projetamos que o resultado de 3T24 será mais uma vez negativo. Nossas expectativas são de adições líquida negativas de beneficiários, em linha com o alto cancelamento das carteiras de planos de adesão.
Esperamos novamente uma redução da receita líquida, atingindo R$ 391 milhões, retração de -2,0% t/t e -11,8% a/a. Além disso, projetamos que a empresa tenha retração em sua margem EBITDA, atingindo 36,6%, redução de -8,0% t/t, devido a custos e despesas menos resilientes.
Do lado positivo, esperamos que o ritmo nas perdas de vidas desacelere no 3T24 (-4,4% t/t vs. -8,6% t/t no 2T24), atingindo 659k de vidas.
Acreditamos que a Qualicorp está passando por um momento extremamente desafiador, mas acreditamos que a pior fase do turnaround já se encontra no passado, com a companhia começando a demonstrar capacidade de recuperação no seu segmento de atuação, mesmo que em um ritmo devagar. Com isso, reiteramos nossa recomendação de MANTER com preço-alvo de R$ 5,00.