Em termos consolidados, a Lojas Renner registrou um faturamento líquido de R$ 3,6b (+45% a/a; +39% a/a). Em nosso relatório de prévia de resultados para o 2T22, afirmamos que estávamos adotando uma postura muito mais otimista do que o consenso do mercado. Com um resultado 10% acima de nossa estimativa, a varejista mandou um trimestre sensacional para o mercado.
Com um indicador de vendas de mesmas lojas (SSS) 37,9%, a Renner conseguiu se beneficiar do retorno de eventos sociais e da chegada de temperaturas mais amenas no outono. Diante de um maior fluxo de lojas físicas (ainda que abaixo dos níveis pré-pandêmicos), a varejista reportou forte crescimento de suas receitas através de um maior ticket médio de produtos.
Como já esperado, Youcom segue sendo destaque de crescimento, faturando R$ 103m (+67% a/a; +113% vs 2019), impactado positivamente pela aceitação da coleção e pelo desempenho dos canais de social commerce. A Renner também mostrou um forte trimestre, crescendo 44% a/a e registrando uma receita R$ 2,9b no período (~92% de representatividade total).
Custos e despesas
A combinação de coleções assertiva, que implica em menores níveis de remarcações, ganhos de eficiência no digital e um forte desempenho nas lojas físicas, a margem bruta consolidada da companhia ficou em 60,8% (+182 bps a/a), ficando +30 bps acima do estimado.
Entre as marcas, o maior destaque (novamente) foi para as margens da Youcom, que avançaram 2,2 pp a/a, a 62,5%. Ponto também para Camicado, que mesmo desacelerando em suas receitas, decorrente do cenário mais desafiador para o segmento de Casa & Decoração, apresentou uma importante evolução na margem bruta, a 53% (+1,8 pp).
A participação de despesas operacionais sobre a receita líquida de varejo apresentou uma diluição de 3,8 pp ano a ano, reflexo de um maior volume de vendas e captura do ganho de eficiência de sua operação omnichannel. O EBITDA Total ajustado ficou em R$ 702m (+47% a/a), 3% acima do estimado.
Lucro líquido
Com uma melhor performance de seu braço de varejo e beneficiada por uma menor alíquota efetiva de IR/CSLL, a última linha da Renner cresceu 88% a/a, a R$ 360m. Diante de um trimestre forte, a companhia conseguiu gerar quase R$ 85m em seu FCFF.