TIM

    Ações > Tecnologia > TIM > Relatório > Destaques Febraban Tech – Terceiro dia

    Publicado em 30 de Junho às 15:39:13

    Destaques Febraban Tech – Terceiro dia

    A tecnologia aliada ao desenvolvimento da sociedade nos traz soluções que possibilitam melhorar as condições de vida da população. Apesar dos inúmeros pontos positivos para o uso e aprimoramento da tecnologia, problemas também existem e devem ser confrontados e solucionados de forma efetiva e eficiente. A capacitação de profissionais está entre um dos fatores mais importantes a serem considerados no desenvolvimento da tecnologia. O evento Febraban Tech foi organizado com o intuito de trazer novas soluções de várias empresas, assim como palestras e profissionais do ramo, para mais perto dos brasileiros. Entre os assuntos abordados no evento, vale destacar as discussões sobre Inteligência Artificial (IA) e 5g.

    Inteligência Artificial

    No começo dos anos 1950, quando o IA surgiu, o humano passou a perceber que é agora capaz de, com a máquina, amplificar a inteligência, como disse Fulvio Mascara (Foursys). Ao longo do tempo, conforme fomos ganhando experiencia, aprendemos a solucionar os problemas originados e, mais importante, a prevenir certos problemas que estavam por vir. Com a criação do primeiro GPT em 2018, essa tecnologia passou a ser ainda mais acessível para as pessoas, ganhando ainda mais atenção no ano passado com o Chat GPT. No entanto, a evolução de uma tecnologia com a qual seres humanos podem interagir trouxe importantíssimas questões relacionadas a ética e comportamento, assim como precisão e confiabilidade das máquinas.

    Um dos principais desafios atualmente é algo chamado de Alucinação, conforme explicou Rodrigo Scotti (Nama e ABRIA). Ao interagir com algum chatbot, como o caso do Chat GPT, o modelo de linguagem pode vir a fornecer alguma informação que pareça extremamente precisa, mas na verdade, é falsa. Isso se da devido aos tipos de dados que são alimentados ao programa na hora do treino de inteligência. A solução de problemas como esse estão na escolha e manipulação dos dados, assim como no desenvolvimento do algoritmo.

    A ética dentro da tecnologia entra principalmente em questões que envolvem tomada de decisões, julgamentos e intuição. Daniel Kahneman, professor emérito da Universidade de Princeton, palestrante no último dia da Febraban Tech 2023, compartilhou seus pensamentos e opiniões em relação ao uso de Inteligência Artificial e o comportamento humano. De acordo com ele, a IA é mais confiável na tomada de decisões do que a intuição humana – de longe. A experiencia do ser humano com o ambiente ao seu redor varia de pessoa a pessoa, e junto com isso a perspectiva de realidade de cada um. Existe, no entanto, um excesso de confiança dentro das pessoas que nos leva a achar que a nossa versão do mundo é a correta, trazendo desentendimentos. Além disso, existe muito barulho, termo utilizado pelo professor para descrever o excesso de informações e dados fornecidos a alguém para uma certa tomada de decisão. O ser humano, de acordo com ele, não é capaz de processar tal quantidade de informações e, portanto, acaba fazendo algum julgamento errado – ou pelo menos muito diferente do julgamento de outra pessoa na mesma posição. Máquinas conseguem processar dados com muito mais facilidade e, portanto, podem tomar alguma decisão de forma mais precisa, sem vieses e sem barulho.

    5G

    No lado do 5g, vimos grande entusiasmo tanto por parte dos palestrantes quanto dos que atenderam ao evento. O avanço tecnológico no mundo de telecom cria possibilidades de conectividade para todos os setores da indústria. Primeiramente, o 5g entrará nos setores que já estão preparados para recebê-lo, como é o caso do setor agro e financeiro. A melhora na eficiência da transmissão de dados abrirá espaço para novos produtos e soluções que não eram possíveis antes e que serão capazes de solucionar e prevenir várias ameaças, incluindo o sistema de cybersecurity. Outras áreas como a da saúde também serão extremamente beneficiadas, com soluções que podem facilitar a penetração do sistema de saúde em áreas subpenetradas e o acesso de pessoas a médicos de ponta que estão situados em cidades grandes e não conseguem chegar nos locais onde essas pessoas estão.

    Para que seja possível fazer o melhor uso da tecnologia 5g, existem algumas questões que valem a pena serem discutidas e trabalhadas. Como disse Andres Sutt, membro do parlamento da Estônia, é necessário Liderança, Ambição e coragem. O país foi capaz de desenvolver um sistema totalmente conectado, e ele foi um dos responsáveis pelo processo. Além de leis que facilitam o uso da tecnologia, anos de desenvolvimento, testes e execução foram necessários para chegar aonde eles estão. A importância da segurança de dados e do tipo de interação que o usuário tem com a interface também é presente nesse tema e provou-se muito importante na transformação digital da Estônia e, nacionalmente, de grandes empresas e bancos como Bradesco e Itaú. O foco na experiência de usuário vem acompanhado de uma infraestrutura extremamente robusta, que está em desenvolvimento no país e no mundo.

    Acesse o disclaimer.

    Leitura Dinâmica

    Recomendações

      Vale a pena conferir