Em outubro de 2024, a base de serviços móveis registrou um crescimento líquido de 1,2 milhão de acessos. No segmento pós-pago (excluindo M2M), houve uma adição líquida de 881 mil acessos (+0,8% m/m), com destaque para a Vivo (+383 mil, +0,8% m/m), seguida pela Claro (+172 mil, +0,5% m/m) e TIM (+130 mil, +0,5% m/m). No pré-pago, todas as operadoras apresentaram quedas, com saldo negativo de 481 mil acessos (-0,5% m/m), sendo -218 mil da Vivo (-0,6% m/m), -169 mil da Claro (-0,5% m/m) e -136 mil da TIM (-0,4% m/m). Em termos de market share, no pós-pago com M2M, a Claro foi destaque negativo com queda de 0,4 p.p., enquanto Vivo e TIM registraram quedas de 0,1 p.p. No pós-pago (ex-M2M), a Vivo manteve seu nível de market share, enquanto Claro e TIM perderam 0,1 p.p. No pré-pago, o market share permaneceu estável entre as grandes operadoras.
No mercado de banda larga fixa, houve diluição no market share, com os “outros” ganhando 2,0 p.p. e atingindo 57,4% de participação. A TIM teve queda de 0,1 p.p., enquanto Vivo e Claro recuaram 0,5 p.p. e 0,9 p.p., respectivamente. Em termos de adição líquida em FTTH, Vivo (+80 mil), Claro (+56 mil) e TIM (+5,6 mil) apresentaram crescimento, mas enfrentaram perda de participação de mercado com “outros” ganhando 1,7 p.p. e atingindo 66,0% de share no segmento. Apesar de resultados positivos em adições líquidas, as grandes operadoras continuam a sofrer diluição de participação devido à expansão de competidores menores.
Dinâmica do Mercado de Serviços Móveis
A base de serviços móveis em outubro de 2024 apresentou um mês forte com uma adição líquida de 1,2m. No pós-pago (excluindo M2M), houve uma adição líquida de 881 mil acessos (+0,8% m/m), enquanto o pré-pago registrou uma adição líquida negativa de 481 mil acessos (-0,5% m/m). Entre as grandes operadoras de capital aberto, a Vivo foi o destaque apresentando uma adição líquida de 383 mil acessos (+0,8% m/m) na base pós-pago (ex-M2M), a Claro também teve saldo positivo de 172 mil, representando um crescimento de 0,5% m/m e a TIM também apresentou crescimento de 0,5% m/m com adição líquida de 130 mil. No pré-pago, todas registraram quedas, sendo TIM com -136 mil (-0,4% m/m), Vivo com -218 mil acessos (-0,6% m/m) e Claro com -169 mil acessos (-0,5% m/m).
Em termos de market share, as três grandes apresentaram uma ligeira queda no Pós-pago com M2M com destaque negativo para a Claro que apresentou uma queda 0,4 p.p.. Já a Vivo e TIM apresentaram queda de 0,1 p.p.. No pós-pago (ex-M2M) a Vivo manteve o nível de market share enquanto a TIM e Claro apresentaram um queda de 0,1% p.p.. No pré-pago as três empresas mantiveram o nível de market share.
Dinâmica do Mercado de Banda Larga Fixa
O mercado de banda larga fixa apresentou uma leve diluição, com “outros” ganhando 2,0pp de participação e alcançando 57,4% do market share. Nesse cenário, a TIM apresentou uma queda de -0,1 p.p., enquanto a Vivo e a Claro registraram declínios de 0,5 p.p. e 0,9 p.p., respectivamente. Em termos de adição líquida em FTTH, Vivo, Claro e TIM tiveram desempenhos positivos, com 80 mil, 56 mil e 5,6 mil novos acessos, respectivamente. No entanto, sofreram uma diluição em participação de mercado, à medida que “outros” aumentaram 1,7 p.p., atingindo 66,0% do mercado.