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    Publicado em 04 de Novembro às 22:28:08

    Telecom Tracker Set/24: Migração continua acontecendo e banda larga ligeiramente diluída

    Nesse mês, observamos a continuidade da migração de acessos do pré-pago para o pós-pago, impulsionada pelas grandes operadoras, que buscam melhorar o mix de clientes para aumentar o ARPU e, por consequência, elevar os níveis de receita. Apesar de marginal, também houve uma diluição das grandes operadoras, com “outras empresas” ganhando participação, especialmente no mercado de banda larga fixa, onde o avanço de novos competidores se destacou.

    Em setembro de 2024, o mercado móvel manteve a tendência do mês anterior, com o pós-pago (ex-M2M) registrando adição líquida de 499 mil acessos (+0,4% m/m), enquanto o pré-pago teve perda de 515 mil (-0,5% m/m). TIM e Vivo expandiram suas bases pós-pago em 121 mil e 222 mil, respectivamente, mantendo market share de 43,2% para Vivo e 21,4% para TIM, enquanto Claro recuou 0,1pp. No pré-pago, TIM perdeu 169 mil acessos (-0,5% m/m) e Vivo, 259 mil (-0,8% m/m). Na banda larga fixa, “outros” cresceram 1,1pp, alcançando 55,4% do mercado, enquanto Vivo e Claro perderam market share.

    Dinâmica do Mercado de Serviços Móveis

    A base de serviços móveis em setembro de 2024 manteve uma dinâmica similar à do mês anterior. No pós-pago (excluindo M2M), houve uma adição líquida de 499 mil acessos (+0,4% m/m), enquanto o pré-pago registrou uma adição líquida negativa de 515 mil acessos (-0,5% m/m). Entre as grandes operadoras de capital aberto, a TIM apresentou uma adição líquida de 121 mil acessos na base pós-pago (ex-M2M), e a Vivo também teve saldo positivo de 222 mil, representando um crescimento de 0,5% m/m para ambas. No pré-pago, ambas registraram quedas, sendo TIM com -169 mil e Vivo com -259 mil acessos, o que corresponde a uma queda de 0,5% m/m e 0,8% m/m, respectivamente.

    Em termos de market share, Vivo e TIM mantiveram sua participação na base de acessos pós-pago (ex-M2M), enquanto a Claro apresentou uma leve queda de 0,1pp, passando de 34,3% para 34,2%. A Vivo e a TIM mantiveram suas participações de 43,2% e 21,4%, respectivamente. No pré-pago, a TIM perdeu 0,1pp de market share, enquanto Vivo e Claro mantiveram suas participações estáveis em 34,7% e 30,8%.

    Dinâmica do Mercado de Banda Larga Fixa

    O mercado de banda larga fixa apresentou uma leve diluição, com “outros” ganhando 1,1pp de participação e alcançando 55,4% do market share. Nesse cenário, a TIM manteve sua participação estável em 1,6%, enquanto a Vivo e a Claro registraram declínios de 0,3pp (14,0%) e 0,5pp (20,0%), respectivamente. Em termos de adição líquida em FTTH, Vivo, Claro e TIM tiveram desempenhos positivos, com 59 mil, 44 mil e 593 novos acessos, respectivamente. No entanto, sofreram uma diluição em participação de mercado, à medida que “outros” aumentaram 1,2pp, atingindo 64,3% do mercado.

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