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Publicado em 07 de Janeiro às 02:40:13

Análise de SIMPAR (SIMH3): Compre 3 e leve 6!

Estamos iniciando cobertura em SIMPAR (SIMH3) com recomendação de COMPRA e preço alvo de R$ 16,60. Acreditamos que o mercado não está precificando as empresas não listadas, que caso valessem zero, ainda sim, teríamos a SIMPAR negociando com desconto de 18%. Além disso, o desconto de holding aplicado às controladas Movida (MOVI3), Vamos (VAMO3) e JSL (JSLG3) está mais alto do que deveria. Entendemos que mesmo que esse valor se mantenha nos patamares de 2021 ainda existem boas oportunidades de geração de valor.

Sobre a Empresa

A SIMPAR é uma holding que já nasceu em 2020, com 64 anos de história, resultado da reorganização societária do grupo JSL. Portanto, antes da SIMPAR existir, a JSL (JSLG3) exercia a função de holding. É importante entendermos que existem 2 tipos de holdings:

  1. Aquelas que possuem atividades operacionais e também possuem participações em outras companhias.
  2. E as que não possuem atividades operacionais e funcionam apenas como veículo de investimentos em outras companhias;

Após a reorganização societária feita em julho de 2020, a JSL deixou de ser uma holding com atividades operacionais e passou a ser exclusivamente uma empresa de serviços logísticos, passando as funções não operacionais para a SIMPAR.

As ações que eram negociadas sob o ticker JSLG3, passaram a ser negociadas sob o código SIMH3. Para a abertura de capital da JSL no Novo Mercado, foi preciso a utilização de uma oferta pública de ações com ticker JSLG11, para posteriormente substituí-lo pelo antigo ticker JSLG3.

Esse movimento abriu novas possibilidades para o grupo, tanto para novas aquisições estratégicas, quanto para melhoria na estrutura de capital da companhia. Todas as empresas do grupo se beneficiaram do ganho de escala na compra de veículos em decorrência do maior poder de barganha junto às montadoras.

Alguns meses, logo no ano seguinte à conclusão da operação, a SIMPAR realizou o IPO da Vamos (VAMO3).

Estrutura Societária

Dentro do Grupo SIMPAR temos 7 principais empresas, sendo 3 delas listadas (Movida, Vamos e JSL) e 4 não listadas (BBC Leasing, CS Brasil, Original e a mais recente CS Infra).

Movida (MOVI3)

A Movida é a 3.ª maior empresa de locação de veículos do Brasil, setor que tem crescido aceleradamente nos últimos anos. Acreditamos que esse crescimento deve continuar graças a mudança de comportamento do consumidor, que passa cada vez mais a priorizar o uso ao invés de optar pela posse dos ativos. Além disso, acreditamos que o movimento de terceirização e gestão de frotas, por parte de empresa, deve ganhar ainda mais força. Vemos cada dia mais as companhias eliminando focando apenas no seu core-business e optando por uma melhorar alocação de capital.

Para mais informação sobre a Movida e o setor de locação de veículos, consultar a iniciação de cobertura no link.

Vamos (VAMO3)

A Vamos realizou a abertura de capital no começo de 2021 com foco em locação de caminhões e máquinas. Dentro de um mercado sub-penetrado, onde apenas 1% dos caminhões do setor privado são alugados, a Vamos é a maior do segmento. Acreditamos que a empresa será uma das responsáveis pelo crescimento do aluguel de pesados no Brasil. Além disso, entendemos que a companhia pode se beneficiar em um cenário de produção de caminhões mais conturbado.

Com a produção limitada devido a gargalos no setor produtivo e o consequente atraso na entrega de veículos pesados, a Vamos é priorizada na compra dos caminhões devido à previsibilidade que ela dá às montadoras, justamente por ser a maior compradora de caminhões do país. Dessa forma a empresa consegue não apenas melhores condições de compra, mas também receber os caminhões mais rápido, o que garante a disponibilidade dos veículos aos seus clientes.

Para mais informação sobre a Vamos, confira no link.

JSL (JSLG3)

A JSL foi a primeira empresa do grupo, focada em serviços logísticos. Sendo a maior empresa de logística do Brasil com apenas 0,5% de market-share, altamente fragmentado e com diversos players operando na informalidade, a empresa busca a consolidação do setor. Após deixar de exercer o papel de holding em 2021, a empresa já realizou 4 aquisições e esperamos mais pela frente.

Para mais informações sobre a JSL, confira no link.

Original

Original é uma empresa de concessionárias autorizadas de veículos leves. Atuando há mais de 25 anos, a empresa trabalhava com duas grandes marcas: Fiat e VW. Recentemente, a Original anunciou duas a aquisição, a UAB Motors e a Sagamar. Esse movimento permitiu que a empresa adicionasse novas marcas e regiões em seu portfólio. Agora com 18 marcas e presente em 4 estados, a Original tem um enorme potencial de cross-sell com as outras empresas do grupo.

CS Brasil

A CS Brasil é uma empresa focada na Gestão de Terceirização de Frotas (GTF) tanto para veículos leves como para veículos pesados, com atuação em diversas áreas ligadas a concessões públicas, como, por exemplo, ônibus urbanos para transporte de passageiros ou caminhões de coleta de lixo. Além disso, a CS Brasil também possuía ativos ligados à infraestrutura. Após nova reorganização societária, a SIMPAR optou pela transferência desses ativos para a CS Infra, empresa focada em concessões de longo prazo. A empresa também teve parte de seus contratos de GTF em veículos leves transferidos para a Movida.

Com esses movimentos, a CS Brasil ficou apenas com os contratos de Transporte municipal de passageiros, GTF Pesados, GTF com mão de obra e alguns contratos residuais de GTF Leves, que não obtiveram anuência dos clientes para incorporação da Movida.

BBC Leasing

A BBC possui segmento de leasing para o financiamento de veículos leves, pesados e o segmento Digital, criado em 2019 e tem o objetivo de ser uma plataforma de serviços financeiros digitais para caminhoneiros e motoristas de aplicativo do Brasil, usando a base de caminhoneiros da JSL para alavancar o seu crescimento.

CS Infra

Como dito anteriormente, a CS Infra é o braço de concessões de longo prazo e gestão de resíduos sólidos. Com 4 concessões pelo Brasil (concessões portuárias de Aratu-12 e Aratu-18, Rodovia Transcerrados e BRT Sorocaba) e agora com a gestão de resíduos sólidos através da Ciclus, a empresa entra em um ambiente que pode ser beneficiado pelo novo marco do saneamento e pela nova agenda ESG.

Quebra da Receita Líquida

Mais de 90% da receita líquida consolidada do grupo é proveniente das empresas listadas. Além disso, atualmente mais de 80% da receita do grupo SIMPAR advém de contratos de longo prazo, os quais são protegidos por cláusulas de correção de preços pela inflação, sendo a base para a geração de fluxo de caixa resiliente.

SIMPAR (SIMH3):

Recomendação: COMPRAR

Preço alvo: R$ 16,60

Nossa tese de investimento em SIMPAR está embasada em 5 principais pilares: 1) Possíveis listagem de outras empresas do grupo; 2) Compre 3 e leve 6: as empresas não listadas não estão sendo precificadas no valor de mercado da SIMPAR. 3) Opcionalidades: o sólido histórico de boas fusões e aquisições lideradas pela família Simões geram opcionalidades relacionadas ao crescimento inorgânico. 4) Investimentos no segmento de infraestrutura e concessões através da CS Infra: a empresa deve surfar a onda de investimentos no Brasil devido à aprovação dos marcos regulatórios de saneamento, gás e por conta das privatizações de rodovias e aeroportos. 5) Força do Grupo no ecossistema de transportes/logística beneficia suas controladas através do ganho de escala, maior poder de barganha com as montadoras, maior capacidade de venda dos ativos seminovos e cross-sell entre as próprias empresas.

O preço-alvo foi obtido através dos valores de mercado das empresas listadas projetado para os próximos 12 meses (MOVI3, VAMO3 e JSLG3), considerando a participação da SIMPAR, somados ao valor de mercado projetado das empresas não listadas, obtido pela projeção do EBITDA 22E, considerando crescimento igual a 0%, para CS Brasil, Original e BBC Leasing a um múltiplo de 5,0x EV/EBITDA 22E, estimado com base em empresas comparáveis.

O desconto:

Quando olhamos apenas para o valor de mercado das companhias listadas, tomando a participação da SIMPAR de 71,9%, tanto na Vamos quanto na JSL e os 63% de participação na Movida, é possível identificar que desde o último resultado divulgado o desconto ainda se encontra em patamares elevados.

Considerando o nível de endividamento da holding, chegamos a um desconto atual de 18%, isso significa que, se as empresas não listadas (hoje lucrativas e saudáveis) valessem zero, ainda sim, existiria um desconto de 18%. Ou então, que se o desconto de holding deixasse de existir, o upside em relação ao preço atual da SIMH3 seria de 18%.

Potencial das empresas não listadas considerando que as companhias não listadas deveriam ser avaliadas a múltiplos similares aos de suas comparáveis setoriais. Para a CS Brasil, 5x EV/EBITDA inferior aos players de locação de veículos, para Original fizemos a comparação com os múltiplos de empresas listadas nos EUA, adotando 5x EV/EBITDA, abaixo da mediana de 6,6x. Para a BBC, também utilizamos o mesmo múltiplo. Dessa forma chegamos a um desconto equivalente a 40%.

Utilizaremos agora o nosso preço-alvo dos próximos 12 meses de MOVI3, VAMO3 e JSLG3 para identificarmos qual seria o preço-alvo de SIMPAR caso nossas estimativas se concretizassem. Nesse caso, consideraremos que no horizonte de tempo de 1 ano, um desconto de holding no valor de 30% será mantido. Dessa forma, encontramos um potencial de valorização de 70% em relação ao valor atual da ação:

Opcionalidades

As aquisições mais recentes feitas pelas empresas não listadas do grupo SIMPAR foram as da UAB Motors e Sagamar, adquiridas pela Original e a Ciclus pela CS Infra. O intuito da Original é ampliar o mix de produtos e a capilaridade da rede de concessionárias. A Ciclus, empresa de tratamento de resíduos, foi adquirida com o propósito de tornar a CS Infra uma holding com foco em concessões de longo prazo, incrementando seu potencial de geração de valor.

UAB Motors

A UAB Motors é um dos principais grupos de comercialização de veículos leves do país, subsidiária da Group1 Automotive (NYSE:GPI). A empresa possui uma plataforma robusta e consolidada no mercado de comercialização de veículos leves e irá adicionar R$ 1,7 bilhão ao faturamento da Original. Com a aquisição a empresa ampliará seu mix de produtos, serviços e potencial de cross-sell, somando 7 novas marcas ao portfólio, com destaque para o segmento premium e aumentará sua capilaridade, já que as 20 lojas da UAB Motors estão situadas em 11 diferentes cidades estrategicamente posicionadas em regiões de alta renda.

Sagamar

Sagamar, concentra as operações do Grupo Saga no estado do Maranhão, um dos principais grupos de vendas de veículos leves do país. A aquisição da empresa pela Original ainda está condicionado a aprovação do CAD e ajudará a Original na ampliação do mix de produtos, serviços e aumentará o potencial de cross-sell: de todo o grupo, já que a Sagamar somará 12 novas marcas ao portfólio da Original Holding. Além disso, possibilitará o aumento da capilaridade com a 14 novas lojas localizadas na cidade de São Luís (MA), que marcarão a entrada da Original Holding no Nordeste.

Absorvendo essas duas empresas, o valor de mercado da Original saltaria de R$ 420 milhões para R$1.135 milhões, somados as nossas estimativas, o potencial de valorização chegaria a 76%.

Ciclus

Fundada em 2010, a Ciclus é uma empresa que realiza gestão integrada (transbordo, transporte, disposição final, tratamento e valorização) dos resíduos sólidos urbanos domiciliares nas cidades do Rio de Janeiro, Seropédica, Itaguaí, Mangaratiba, Piraí e Miguel Pereira. A empresa pertencia exclusivamente à JSP holding da família simões e agora passará a integrar o grupo SIMPAR por meio da CS Infra.

A empresa possui contratos de concessão de longo prazo com a COMLURB (concessionaria de resíduo da cidade do Rio de Janeiro) até 2026 com aditivo até 2036. Além disso, também possui contratos com empresas privadas que geram mais de 120 litros de resíduos por dia.

A empresa é dona de um dos maiores centro de tratamento da América Latina destacando-se pelo uso de tecnologia capazes de transformar insumos poluentes em biogás, crédito de carbono e água desmineralizada. A precificação da Ciclus ainda está condicionada a um reequilíbrio e aumento do prazo contratual com a COMLURB, em função da nova realidade operacional, das variações de custos e diferenças de impostos. O acordo foi assinado em outubro de 2020 e está em análise pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.

  • Ciclus Sem Reequilíbrio foi avaliada na faixa entre: R$514 a R$561 mm.
  • Ciclus Com Reequilíbrio foi avaliada na faixa entre: R$1.139 a R$1.223 mm.

A transação será feita 100% em troca de ações, mediante a emissão de ações SIMH3:

Sem Reequilíbrio: Emissão inicial de 23.010.721 novas ações SIMH3, com relação de troca de 0,38351027 ações SIMH3 para cada ação da CS Infra. Participação da JSP na SIMPAR irá de 57,1% para 58,3%, com diluição de 2,8% dos acionistas minoritários

Com 100% do reequilíbrio: Emissão de bônus de subscrição atribuído à JSP cujo exercício permitirá a subscrição de até 32.084.167 novas ações da SIMPAR. Participação da JSP na SIMPAR irá de 58,3% para 59,9%, com diluição final máxima de 6,4% dos acionistas minoritários

O reequilíbrio e aumento do prazo contratual com a COMLURB pode ser um gatilho importante para destravar valor para a SIMPAR, já que ele além de garantir maior geração de caixa no futuro, ainda aumenta as margens de forma retroativa, já que a companhia foi prejudicada operacionalmente devido a variações de custo por conta de alterações em traçados.

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